Mais leitos de UTI

Deputados Distritais cobram melhorias na Saúde do DF

Batista anunciou construção de mais leitos para UTIs

acessibilidade:

O secretário de Saúde do DF, João Batista, participou de audiência pública da Comissão de Fiscalização, Governança, Controle e Transparência da Câmara Legislativa. Entre os assuntos discutidos com os parlamentares estavam a ampliação e melhora no atendimento das unidades de saúde no DF, criação de mais leitos de UTI e solução para a falta de medicamentos. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (14).

Durante a reunião, com os deputados Joe Valle (PDT) e Rafael Prudente (PMDB), a Secretaria de Saúde apresentou o relatório de execução orçamentária no segundo quadrimestre de 2014, conforme prevê a Lei Orgânica do DF. O secretário apresentou que medidas estão sendo adotadas pelo governo para a melhoria do atendimento. "Estamos trabalhando para a normalização, nos próximos períodos a serem avaliados, do abastecimento de medicamentos em toda a rede, com um planejamento mais eficaz na compra e nas licitações", garantiu Batista. Ainda segundo o secretário, a carência mensal de medicamentos na rede pública caiu de 300 para cerca de 70 itens.

"Nos próximos dias devemos anunciar ações para a construção de mais leitos para UTIs", anunciou Sousa, reconhecendo a crise de carência de leitos, sobretudo na região de Ceilândia. O secretário informou também que o "grande número" ainda registrado de contratos emergenciais se justifica pela urgência das ações, mas garantiu que todas as licitações regulares estão sendo adotadas.

"Existe uma desconfiança muito grande entre as pessoas que utilizam os serviços públicos de saúde. Isso a gente constata todos os dias, quando ouve, principalmente, a população carente. As medidas a serem adotadas precisam ter eficácia o mais rápido possível", cobrou o deputado Joe Valle, apoiado por Prudente. O secretário de Saúde reconheceu a necessidade de a população ser melhor atendida. Ele lamentou, contudo, o fato de mais de 81% dos recursos destinados à saúde serem aplicados no pagamento de pessoal.

Ao expor em detalhes o relatório dos gastos da saúde no DF no segundo quadrimestre de 2014, a subsecretária de Planejamento, Leila Gottems, destacou que se registrou mais uma vez aumento da demanda. Apenas no período em pauta, ocorreram 2,6 milhões de consultas médicas, o que dá uma média de 38,64 consultas por minuto. (Informações CLDF)

Reportar Erro