Ataque covarde

Deputada alagoana repudia fake news sobre aborto espontâneo: ‘Era uma dor privada’

Jó Pereira teve exposta sua imagem ao lado de fetos em vídeo anônimo nas redes

acessibilidade:

Resistindo a um trauma e refazendo-se de um ataque covarde, a deputada estadual Jó Pereira (MDB-AL) precisou salgar suas feridas nesta terça-feira (27), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Alagoas. Acusada de “posar de mulher séria, tendo abortado dois bebês”, por meio de vídeo anônimo viral nas redes sociais, a parlamentar expôs a dor íntima de ter sofrido aborto espontâneo de gêmeos.

Campeã de votos para o Legislativo de Alagoas em 2018, Jó Pereira teve sua imagem exposta em montagem ao lado de dois fetos. E ainda teve que defender sua família, cujos irmãos, mãe e cunhada também foram alvo do ataque anônimo, que está sendo denunciado à polícia e à Justiça Eleitoral.

“Trago a público o que era para ser uma dor privada, com a qual conviverei por todos os dias da minha vida: a perda de dois bebês, ainda no útero, em um aborto espontâneo. A perda de dois bebês que seriam meus primogênitos. Quem é mãe, quem é pai, sabe do que estou falando… Uma dor marcada na minha alma, no meu coração e na minha memória. Uma dor que o tempo alivia, com certeza, mas da qual não preciso ser lembrada de forma tão vil, covarde e mentirosa. Pois, não bastasse expor e reavivar uma dor que é minha, mentem. Mentem dizendo que provoquei a perda dos meus filhos”, reagiu a deputada estadual eleita mais votada em 2018.

A deputada reagiu à baixaria típica das campanhas eleitorais mais rasteiras de Alagoas, lembrando que as mulheres são as principais vítimas de calúnias, ameaças e xingamentos na internet. E além de cobrar apuração das autoridades, disse que seu repúdio também tem o objetivo de ajudar outras mulheres, inspirá-las a não ficarem caladas e reagirem contra quaisquer tipos de violência e injustiça das quais sejam vítimas.

“Para avançarmos no enfrentamento à violência endêmica contra nós, precisamos que nossas vozes sejam ouvidas, precisamos que nós e nossas lutas sejam vistas. E se o preço para que nosso grito ecoe é esse de salgar a ferida, de expor a ferida, estou pagando, porque vale a pena pagar. Não vou pedir desculpas pelo desabafo, porque nós, mulheres, já pedimos desculpas demais. Já passou da hora de algumas pessoas entenderem que a nossa luta não cabe retrocessos e enquanto houver em Alagoas, no Brasil e no mundo uma mulher vítima de violência, haverá todas, porque juntas somos muito mais fortes”, concluiu a deputada.

Veja o pronunciamento de Jó Pereira, transmitido pela TV Assembleia de Alagoas:

Apoio em plenário

O desabafo de Jó Pereira recebeu apoio dos parlamentares em plenário. O presidente da Assembleia de Alagoas, deputado Marcelo Victor (SD-AL) demonstrou solidariedade em nome do parlamento, afirmando “que o julgamento nas urnas será rígido contra esse tipo de baixarias”.

O deputado Davi Maia (DEM-AL) considerou importante que a Justiça Eleitoral investigue a origem dessas ações e cobrou uma posição da delegacia especializada no combate a crimes cibernéticos da Polícia Civil de Alagoas.

“Esses ataques pessoais que nós e outras pessoas estão sofrendo têm o objetivo é desviar o foco do que interessa à população, mas o povo vai selecionar e a justiça virá… Parabéns pela coragem. Tenho certeza que justiça será feita”, complementou o deputado Marcelo Beltrão (PP-AL).

Jó agradeceu o apoio dos colegas e frisou que a Casa deve cobrar a apuração de toda e qualquer Fake News. “Não gostaria que fosse necessário expor a minha dor. Estou aqui não para combater o que está acontecendo em Junqueiro, Teotonio Vilela ou São Miguel dos Campos; mas para dizer que não merecemos ser arrancadas da condição de mulher e de mãe para servir a projetos de poder que querem tirar foco do que deve ser discutido: a transformação de vida das pessoas, políticas públicas… Isso é o debate que importa”, finalizou a deputada. (Com informações da Ascom da deputada Jó Pereira)

Reportar Erro