Embate de delegados

Delegados repudiam perda de cargo na Inteligência do DF

Adepol e Sindepo divulgaram nota de repúdio

acessibilidade:

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) exonerou na terça-feira (29/3) o delegado civil Josué Ribeiro do cargo de subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Paz Social e iniciou um embate entre as categorias. No lugar de Ribeiro, nomeou o delegado da Polícia Federal Elmiz Antônio Rocha Júnior, a pedido da titular da pasta, Márcia de Alencar. Desde a sua criação a área de inteligência da capital era comandada por um delegado da Polícia Civil do DF.

A escolha desagradou a categoria de delegados da PCDF. A Associação e o Sindicato dos delegados divulgaram nota de repúdio e acusam a SSP de desprestigiar, novamente, os delegados civis. Segundo o presidente do Sindepo, Benito Tiezzi, essa conduta se repetiu na substituição do chefe da Assessoria Jurídica e também da Assessoria Especial, cujos delegados perderam cargos. A Adepol apontou o novo subsecretário como "pessoa estranha aos quadros da instituição".

Em nota divulgada, o Sindepo e a Adepol disseram que o governador Rollemberg está "desrespeitando a vocação desses especialistas" e "desmerecendo a instituição policial civil, mais uma vez, menosprezando os quadros de servidores do DF".

Tiezzi questiona o governo também em relação a conduta dos cerca de 360 delegados que estão nos quadros da PCDF. "Será que não existe nenhum competente ao cargo? Precisa trazer alguém de fora para isso?".

O deputado distrital Cláudio Abrantes (Rede), que é policial civil há 20 anos, também demonstrou insatisfação com a escolha do GDF. "Além de ignorar, mais uma vez, a opinião de pessoas da segurança pública, Rollemberg desprestigiou a categoria da Polícia Civil que há tanto tempo tem dado sua contribuição para a segurança do DF, mesmo que, na maioria das vezes, sem as necessárias condições de trabalho", disse. 

Elmiz Antônio Rocha Júnior foi quem cumpriu o mandado de prisão do então governador José Roberto Arruda, em fevereiro de 2010, na Operação Caixa de Pandora. A secretária Márcia de Alencar o conheceu no Ministério da Justiça, quando trabalharam juntos. O governo decidu pela sua nomeação por acreditar que ele pode contribuir na interlocução com o governo federal, principalmente em época de manifestações e com os jogos olímpicos que estão por vir. Elmir é delegado desde 2008 e trabalhou como chefe do Serviço de Inteligência da Coordenação de Grandes Eventos da Polícia Federal entre 2012 e 2016.

 

Confira na íntegra a nota de repúdio da Adepol/Sindepo

A Associação e o Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal – ADEPOL&SINDEPO, vêm a público repudiar veementemente o repetido desprestígio à instituição Polícia Civil do Distrito Federal ao substituir Delegados de Polícia do Distrito Federal por pessoas estranhas aos quadros dessa valorosa instituição.

Essa conduta se verificou na substituição do Chefe da Assessoria Legislativa, da Assessoria Especial e, agora, da Subsecretaria de Inteligência, todos da Secretaria de Segurança Púbica do Distrito Federal.

A Subsecretaria de Inteligência, desde a sua criação e em face da natureza de suas competências, tem as suas atividades desempenhadas por servidores da Polícia Civil do Distrito Federal, especialistas em atividade de inteligência policial, os quais sempre promoveram valiosas contribuições à Segurança Pública do Distrito Federal, ao longo dos anos.

Contudo, desrespeitando a vocação desses especialistas e desmerecendo a instituição Policial Civil, o Senhor Governador, mais uma vez, menospreza os quadros de servidores do Distrito Federal.

A Diretoria.

 

Reportar Erro