Esporte

Gymnasiade 2013: delegações começam a chegar a Brasília

A Gymnasiade 2013 terá início na próxima quinta-feira, na capital

acessibilidade:

BPzZ4zECEAAa9JxAs delegações da Bulgária, Bélgica Francesa, Bélgica Flamenga e Turquia para Gymnasiade 2013, os Jogos Mundiais Escolares, desembarcam nesta segunda-feira em Brasília a partir das 17h. A capital é sede do evento que vai reunir cerca de 1,7 mil participantes de mais de 35 países.

Uma festa com muita música, acrobacias e atrações culturais vai marcar a cerimônia de abertura oficial da Gymnasiade 2013, nesta quinta-feira (28), a partir das 16h no Ginásio Nilson Nelson. O cantor Michel Teló e um dos destaques do evento que vai reunir mais de 300 artistas nacionais e do GDF.

Oito mil pessoas, entre jovens atletas de mais de 35 países, de 14 a 17 anos, participantes da Gymnasiade, alunos das redes pública e privada de ensino, alunos dos Centros Olímpicos, convidados e autoridades vão acompanhar a Cerimônia de Abertura.

?Conhecendo a cultura brasileira? é o tema central da cerimônia de abertura. Após o cerimonial do desfile das delegações e das bandeiras, os atletas e convidados vão assistir a apresentações culturais de quadrilha e capoeira e o grupo Akros de Ginástica Acrobática da Secretaria de Esporte.

O ritmo da festa será marcado pelos músicos finalistas do programa The Voice, Diego Azevedo e Pedro Eduardo, e as cantoras locais Priscila Lisboa e Adriah, acompanhados pelas bandas Pé de Cerrado e Toró de Palpite. O sertanejo Michel Teló finalizará o show com os hits da sua carreira.

?O Governo do Distrito Federal trabalhou em conjunto com o objetivo de preparar um evento de alto nível para receber as delegações de mais de 35 países. A abertura da Gymnasiade, assim como todas as competições ficarão na história de Brasília?, avaliou o secretário de Esporte, Julio Cesar.

A programação oficial da Gymnasiade 2013 terá início na quinta (28/11) com as Reuniões Técnicas por modalidades pela manhã, no Centro de Convenções, e a Cerimônia de Abertura, às 16h, no Ginásio Nilson Nelson. A solenidade de Abertura é restrita a convidados: atletas e técnicos participantes do torneio, alunos das redes pública e particular, alunos dos Centros Olímpicos e autoridades.

As competições começam na sexta (29/11) com os torneios de atletismo e caratê no CECAF (Corpo de Bombeiros); de Ginástica Artística no Ginásio Nilson Nelson; de Ginástica Aeróbica, Rítmica e Xadrez no Centro de Convenções e de natação no Complexo Cláudio Coutinho. A entrada para o público é gratuita.

A Gymnasiade é realizada a cada quatro anos pela ISF, a Federação Internacional de Esporte Escolar, e reúne os melhores alunos-atletas do mundo na faixa etária de 15 a 17 anos. Em sua 15ª edição, esta é a primeira vez que a América Latina e o Brasil sediam o torneio.

Confira a programação de jogos e mais informações no site oficial do evento ? www.brasilia-gymnasiade2013.com ? e na Fan Page ? Gymnasiade Brasília 2013.

Reportar Erro