Enfrentamento ao Covid-19

Defesa Civil monitora asilos no Distrito Federal em decorrência da pandemia

Objetivo é verificar a execução do Plano de Ação e Mitigação de Contaminação pelo coronavírus

acessibilidade:
Os critérios de distribuição dos recursos serão definidos pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, considerando o número de idosos atendidos em cada instituição Foto: Tony Winston

Como os idosos são mais vulneráveis a infecção pelo coronavírus, nesta segunda-feira (27) a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil retomaram o monitoramento de 38 asilos no Distrito Federal.

Técnicos verificam se as instituições continuam dando atenção ao plano de enfrentamento ao vírus. Eles vão observar aspectos como recepção,atuação dos profissionais, como equipe de enfermagem, de cuidadores e de limpeza, e como está funcionando o serviço de alimentação para os idosos.

O Plano de Ação e Mitigação de Contaminação pelo coronavírus foi apresentado pelo órgão, no início da pandemia. Esta é a terceira vez que as instituições de longa permanência para idosos receberão as equipes.O monitoramento passa a fazer das atividades do órgão, de forma cíclica, serão, assim, permanentemente verificados.

O coordenador de Operações da Defesa Civil, tenente-coronel Sinfrônio Lopes explica que apesar de não terem sido encontrados grandes problemas nas primeiras visitas, “é necessário o acompanhamento, já que este público é apontado pelos órgãos oficiais de saúde como mais vulnerável ao vírus”.

Lopes destaca que os técnicos também vão se atentar sobre a distribuição de álcool a 70% em gel,  se funcionários estão utilizando os equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas. E o mais importante, se está sendo feito o controle de acesso de visitas dos familiares e amigos para cumprimento da regra de distanciamento social”.

Os estabelecimentos que durante as primeiras visitas foram identificados com pequenas irregularidades foram advertidos e orientados quanto ao correto dos procedimentos necessários. (Com informações SSP-DF)

Reportar Erro