Abaixo de 20%

Defesa Civil do DF declara estado de alerta devido a baixa umidade do ar

Há três dias consecutivos a umidade relativa do ar está abaixo de 20%

acessibilidade:
É necessário que a população tome certos cuidados neste período para minimizar os impactos na saúde. Foto: Wilson Dias

A Defesa Civil do Distrito Federal declarou, nesta quarta-feira (21), estado de alerta devido a baixa umidade do ar, que há três dias consecutivos está abaixo dos 20%.

Com isso, é necessário que a população tome certos cuidados neste período para minimizar os impactos na saúde: Evitar a prática de atividades ao ar livre no período de 10h às 17h, aumentar a ingestão de líquidos, evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete , usar sempre protetor solar e evitar o uso excessivo do ar-condicionado.

O subsecretário do Sistema de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, alerta para o cuidado especial com crianças e idosos. “É necessário ter atenção especial com estes públicos, pois são os mais afetados neste período”.

Além do estado de alerta, a Defesa Civil classifica os níveis de umidade em mais dois tipos: o estado de atenção, quando a umidade fica entre 30% e 20% por cinco dias e o de emergência, quando a umidade ficar abaixo de 12% por dois dias consecutivos.

Apesar da forte estiagem, os principais reservatórios de água que abastecem o DF apresentam bons níveis. Hoje o reservatório do Descoberto está com 91,1% do volume útil e o de Santa Maria com 97%.

Reportar Erro