Rachaduras em imóveis

Defesa Civil analisa se danos geológicos da Braskem avançam para 5º bairro em Maceió

Levantamentos no bairro do Farol avaliam extensão da instabilidade que já causou tremores

acessibilidade:

A Defesa Civil de Maceió iniciou na manhã desta quinta-feira (10) levantamentos no bairro do Farol para analisar se o aparecimento de rachaduras em alguns imóveis tem relação com o desastre geológico provocado pela extração de sal-gema pela Braskem, que já afeta os bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

Os levantamentos iniciais consistem na análise das edificações que apresentam rachaduras e imóveis circunvizinhos, para identificar possíveis feições e suas continuidades.

“A intenção desses levantamentos é investigar se o fenômeno está se estendendo para outras áreas. Investigar se as fissuras e fraturas identificadas estão associadas à instabilidade de solo que afeta os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto ou não”, explica o geólogo do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec), Antonioni Guerrera.

Durante os trabalhos, as equipes da Defesa Civil de Maceió podem entrar em casas cujo atendimento não foi solicitado ou agendado.

“Estaremos nesta quinta-feira na Rua Tenente Antônio de Oliveira, no Farol, com todos os profissionais identificados com o colete da Defesa Civil e em carro plotado. Estamos com agendamento para analisar os imóveis cujos proprietários solicitaram vistoria e pode haver necessidade de analisar casas vizinhas para entender o problema e colher informações necessárias para o trabalho”, destacou o engenheiro civil do Cimadec, Dayvisson Rodrigues.

Defesa Civil monitora instabilidade no solo em Maceió. Foto Ascom Defesa Civil Maceió

Estudos compartilhados

A investigação para saber se o fenômeno tem relação com o problema identificado no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias levará em consideração os levantamentos de campo e os dados de monitoramento.

Os dados serão ainda compartilhados com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), órgão federal que apontou as atividades de mineração da Braskem como responsável pelo fenômeno e dá suporte nas ações de monitoramento realizadas pela Defesa Civil de Maceio, para que sejam analisados e, por fim, ser emitido parecer.

Veja aqui como a Braskem vem atuando junto às vítimas do desastre geológico em Maceió. (Com informações da Ascom da Defesa Civil de Maceió)

Reportar Erro