Adeus, tucanos

De olho em 2022, Geraldo Alckmin deixa o PSDB. Destino é incerto

Ex-governador de São Paulo foi tucano por 33 anos e deve ir para o PSD ou PSB

acessibilidade:

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira (15) sua desfiliação do PSDB, após 33 anos. O agora ex-tucano não informou, no entanto, o partido ao qual vai se filiar.

Alckmin perdeu espaço no PSDB paulista desde a ascensão de João Doria no partido. Ex-candidato a presidente, Alckmin tem PSD e PSB como prováveis destinos e o Solidariedade ‘correndo por fora’, como expôs um interlocutor.

Os motivos da desfiliação de Alckmin não foram explicados.

Caso escolha o PSD, Alckmin deve ser novamente candidato a governador de São Paulo. Entretanto, se filiar-se ao PSB, deve garantir sua posição como candidato a vice na chapa presidencial do petista Lula.

O PSB paulista já tem candidato a governador: Márcio França, ex-vice de Geraldo Alckmin. E o PSD já tem candidato a presidente, o senador Rodrigo Pacheco (MG), atual presidente do Senado Federal.

Curiosamente, Alckmin é o único candidato na História das eleições presidenciais brasileiras a ter menos votos no segundo turno que no primeiro. Em 2006, contra Lula (PT), Alckmin perdeu votos.

— Geraldo Alckmin (@geraldoalckmin) December 15, 2021

Alckmin se despediu do PSDB com agradecimentos.

Reportar Erro