uma nova perspectiva

‘De casaca e chuteira’: livro que narra passos dos gigantes Pelé e JK será lançado dia 23

Após 10 anos de dedicação à pesquisa, Silvestre Gorgulho lança seu livro junto a comemoração dos 80 anos de Pelé

acessibilidade:
Silvestre Gorgulho lança obra que narra a trajetória de Pelé no Pacaembu. Foto: Divulgação

Uma dedicada pesquisa e apuração de 10 anos do jornalista Silvestre Gorgulho vai ser conhecida pelo público no próximo dia 23. A obra “De casaca e chuteira – A Era dos Grandes Dribles na Política, Cultura e História” narra os passos de Pelé e também revive uma linha temporal que permeia todo o texto, iniciada em 1956.

Neste ano, três grandes fatos marcaram a história do país: a posse de Juscelino Kubitschek como presidente da República, em 31 de janeiro; a assinatura do projeto de lei que transferia a capital do Rio de Janeiro ao Planalto Central, em 18 de abril; e a estreia profissional de Pelé no Santos em uma partida contra o Corinthians, em 7 de setembro.

Silvestre Gorgulho entrelaça os acontecimentos em sua narrativa, que conta com a participação de pessoas ilustres na vida do rei dos gramados. Para uma perspectiva múltipla da história de Pelé, o jornalista entrevistou o arquiteto Oscar Niemeyer, o ex-presidente da FIFA João Havelange, o governador João Doria, o cineasta Aníbal Massaíni e o fiel escudeiro do rei, José Fornos Rodrigues, o Pepito.

Gorgulho com Pelé e Niemeyer.

A obra começou a ser redigida em 4 de novembro de 2010, quando o autor fez um pedido especial ao maior nome da arquitetura nacional, Niemeyer, de que presenteasse o ex-jogador com o projeto de um monumento a ser construído em frente ao Museu Pelé, na cidade de Santos.

Para reunir todas as informações que deram base ao seu trabalho, Silvestre viajou, descobriu e buscou jornais em cinco cidades: São Lourenço, onde o pai de Pelé jogou em 1943 e 1944, em Três Corações, em Campos Gerais, em Bauru e Brasília.

O autor

Silvestre Gorgulho, jornalista, escritor e poeta, tem sua carreira fundamentada na defesa do meio ambiente e pela valorização de sua cidade, Brasília. Responsável pela fundação da primeira publicação ambiental da América Latina: a Folha do Meio Ambiente, o jornalista alcançou a tiragem de 80 mil exemplares. Desde 2016, a Folha do Meio Ambiente migrou para as plataformas digitais.

O jornalista que denomina-se mineiro-brasiliense, esteve à frente da comunicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde se aposentou. O autor também atuou ativamente da vida política no Distrito Federal, sendo secretário de Governo por duas vezes.

Em 1987, Silvestre ingressou como secretário no governo José Aparecido de Oliveira, quando participou ativamente para fazer de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco. Após 20 anos, em 2007, Gorgulho assume a pasta de Cultura do DF, sendo o responsável pela construção do Clube do Choro, da Escola de Choro Raphael Rabello, da Torre Digital de Brasília, último projeto de Oscar Niemeyer.

Lançamento

“De casaca e chuteira – A Era dos Grandes Dribles na Política, Cultura e História” será lançado no dia 23 de outubro, no Museu do Futebol, no Pacaembu, em São Paulo. O evento que contará com a participação do governador João Dória, que escreveu a apresentação da obra, terá início às 20h.

Reportar Erro