81% apoiam

Datafolha: Para maioria dos brasileiros a Operação Lava Jato deve continuar

81% dos entrevistados acreditam que a missão da operação ainda não foi concluída

acessibilidade:
A Lava Jato possui mais apoio entre os homens, 85% apoiam a continuidade da operação Foto: Fotos públicas

De acordo com números divulgados na manhã desta sexta-feira (13), pela Pesquisa Datafolha , para 81% dos entrevistados, a Operação Lava Jato deve continuar, pois ainda não cumpriu seu papel, 15% acreditam que a operação já cumpriu sua missão e pode terminar, apenas 4% não quiseram emitir opinião.

Entretanto, a maioria dos entrevistados acredita que apesar de todo o trabalho realizado pela operação, e seus frutos, o fim da corrupção está longe de se concretizar. Para  47% a corrupção continuará na mesma proporção, 41% acreditam que diminuirá e já 10% acham que o problema irá aumentar.

A Lava Jato possui mais apoio entre os homens, 85% apoiam a continuidade da operação, entre as mulheres o apoio é de 77% delas.

Outro recorte da pesquisa é que, entre os entrevistados com renda familiar mensal de até dois salários mínimos, o apoio é de 76%. De acordo com a escolaridade, entre os entrevistados que possuem de nível superior, 87% declaram apoio à continuidade da Lava Jato.

É no Sul do país o recorde de apoio à Lava Jato, com 85% dos entrevistados. Já no Nordeste, esse número é de 76%. Também são os nordestinos que menos acreditam nos efeitos práticos da Lava Jato, lá apenas 34% declararam acreditar na diminuição da corrupção.

Para 85% d os entrevistados que se declararam de direita, a corrupção vai diminuir. E para 75% dos entrevistados que declararam apoiar o PT acreditam que a Lava Jato deve continuar.

A pesquisa ouviu 2.948 pessoas em 176 municípios de todo o país nos dias 5 e 6 na semana passada. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%

Reportar Erro