Eleição na Câmara

Deputados pressionam Danilo Forte a disputar sucessão de Lira

Deputado tem defendido a preservação das prerrogativas do Legislativo

acessibilidade:
Deputado Danilo Forte (União-CE) - Foto: Deborah Sena/Diário do Poder.

Parlamentar experiente, com mandato há 13 anos, Danilo Forte (União-CE) vem sendo provocado por colegas a assumir candidatura à presidência da Câmara, na sucessão de Arthur Lira (PP-AL). Seu nome favoreceria a união dos partidos de centro que, isoladamente, ainda não conseguiram produzir candidatura consensual e competitiva. Amigo de Lira, que o presenteou com a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), tem diálogo considerado “fácil” com todos os matizes ideológicos. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Forte tem defendido a preservação das prerrogativas do Legislativo, assim como resiste a acordos de submissão da Câmara ao Executivo.

Aos 66 anos de idade, o experiente Danilo Forte é deputado federal desde 2011 e já relatou a complexa LDO por duas vezes.

Hoje no União Brasil, ele já foi filiado ao MDB, PSB e PSDB e, dizem os amigos, tem trânsito com todo espectro ideológico, da esquerda à direita.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.