inscrições abertas

Curso digital gratuito da ONG Contas Abertas ensina como fiscalizar gastos públicos

Gil Castello Branco, economista e fundador da Associação Contas Abertas, é o responsável pelo curso

acessibilidade:
Em vídeo, o economista Gil Castello Branco, explica as diretrizes do curso. Foto: Reprodução

Estão abertas, até 4 de outubro, as inscrições para o curso “No rastro digital do dinheiro público: Como fiscalizar gastos da União, Estados e Municípios”, realizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e conta com a parceria da Associação Contas Abertas e com o apoio do Google News Initiative.

As aulas, que são on-line e gratuitas, têm o objetivo de revelar as principais fontes oficiais de informação que podem e devem ser utilizadas por todo cidadão. Apesar de ser uma ferramenta essencial para os jornalistas, o curso é destinado a qualquer pessoa que tenha interesse em investigar a qualidade e legalidade das contas públicas e apontar suspeitas de mau uso do dinheiro público nos diferentes níveis de governo.

Instrutor

O responsável pela condução do curso é Gil Castello Branco, economista e fundador da Associação Contas Abertas, entidade que acompanha a execução orçamentária da União há 15 anos. Hoje, Gil ocupa o cargo de secretário-geral da associação.

Com larga experiência no ensino de métodos de fiscalização, Gil ministra palestras, workshops e cursos a jornalistas, em diversas entidades acadêmicas. O economista foi professor visitante da Unicamp e mantém coluna mensal em grandes veículos de comunicação.

Castello Branco também foi secretário-executivo do Ministério de Esporte, em 2003, assessor parlamentar na Câmara dos deputados, presidente da Empresa Brasileira de Planejamento e Transportes (GEIPOT) e consultor da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O conteúdo está bem legal, haverá fóruns para solucionar dúvidas, hangouts semanais, entrevistas com especialistas relacionados aos temas abordados. Neste exato momento, temos 1.961 participantes. O curso é assíncrono, assim sendo as pessoas podem se inscrever e cursar nos dias e horários que desejar. A abertura foi na segunda, mas qualquer um pode entrar e começar hoje ou na próxima semana. O curso é para qualquer cidadão interessado em acompanhar os gastos públicos da União, Estados e Municípios”, elucida o instrutor.

Todas as informações sobre o curso e o link de inscrição estão disponíveis aqui.

 

Reportar Erro