Está bem, na UTI

Lula conclui procedimento no cérebro e está lúcido

Médico Roberto Kalil Filho comunicou à imprensa que a embolização da artéria meníngea média foi feita com sucesso

acessibilidade:
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Agência Brasil).

O médico Roberto Kalil Filho comunicou à imprensa que o procedimento de embolização da artéria meníngea média foi feito com sucesso no presidente Lula (PT), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A intervenção que bloqueia a circulação de sangue na região em que foi drenado um hematoma dentro do crânio do chefe do governo do Brasil visa impedir novos sangramentos que coloquem em risco o cérebro do líder petista.

“O procedimento foi [concluído] com sucesso, acabou. O presidente está acordado, falando. Ele vai, agora, para o mesmo leito que ele estava na UTI”, disse Kalil Filho.

Após dizer que o procedimento vascular foi feito em menos de uma hora, no ambiente de uma sala onde são feitos cateterismos, Kalil Filho foi questionado sobre a saída de Lula da UTI. E não deu previsões da saída do presidente deste momento de cuidados intensivos. “Sair da UTI é muito relativo. Mas, ele está bem”.

O médico disse que haverá uma coletiva com especialistas, que detalharão todo o procedimento, que tamponou a artéria que levava sangue para região entre o crânio e o cérebro de Lula.

Na madrugada de terça (10), o presidente foi submetido a uma cirurgia de urgência de trepanação, que drenou totalmente um hematoma de seu crânio. A hemorragia intracraniana foi identificada na noite de segunda (9) e é decorrente da queda sofrida pelo presidente em outubro.

Reportar Erro