Lira cancela reuniões de comissões até dia 20, para agilizar votações
Presidente da Câmara tenta limpar a pauta de votações em Plenário neste fim de ano
A série de impasses sobre emendas parlamentares que causaram dificuldades para apreciações de pautas importantes para o governo e o parlamento levou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a determinar a suspensão de todas as reuniões de comissões até o dia 20 desde mês. O objetivo é garantir um esforço concentrado para agilizar votações pendentes no Plenário da Câmara.
O texto principal para regulamentação da reforma tributária está entre as matérias prioritárias para Lira e para o governo de Lula (PT), na fila de votação desta reta final, antes do recesso parlamentar de fim de ano. Sua votação no Senado é prevista para esta quinta (12), antes de retornar à Câmara.
A outra prioridade são os projetos do pacote de a ajuste fiscal e “corte de gastos” do governo petista, que já tiveram urgência aprovada para tramitação e serão votados diretamente no plenário da Câmara dos Deputados.
“O período de 12 a 20 de dezembro de 2024 será destinado exclusivamente à discussão e à votação de matérias no Plenário, sendo vedada a realização de reunião de qualquer natureza e ficando cancelada qualquer convocação de reunião para o período”, diz a decisão de Arthur Lira.