Mais 30 dias

Lewandowski atende Castro e prorroga Força Nacional no Rio

Ministro da Justiça de Lula mantém forças especiais por mais 30 dias, a pedido do governador bolsonarista

acessibilidade:
Agentes da Força Nacional. (Foto: Reprodução/MJ).

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, atendeu o apelo do governador Cláudio Castro (PL) e autorizou a prorrogação da atuação da Força Nacional no Estado do Rio de Janeiro, por mais 30 dias. A portaria do ministro de Lula (PT) foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (1º).

A resposta do ministro petista ao pedido do governador bolsonarista formalizado na última quinta-feira (28) garante que os agentes da Força Nacional sigam dando suporte às polícias em operações de patrulhamento de rodovias federais, por exemplo.

A portaria de Lewandowski prevê “apoio aos órgãos de segurança pública Federal e Estadual, para atuar nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por trinta dias, no período de 1º a 30 de abril de 2024”.

Como de costume, a operação terá o apoio logístico do órgão demandante, o governo fluminense, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. E o contingente disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Reportar Erro