Ambiental e social

JHC exalta ‘Ecoletas’ como modelo nacional de sustentabilidade

Prefeito planeja expandir ação e discutir mais iniciativas inovadoras para Maceió

acessibilidade:
Prefeito JHC incentiva coleta seletiva com sustentabilidade ao trocar carroças de animais por triciclos elétricos. (Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió)

“Pensar políticas públicas efetivas e leis que façam a diferença na vida das pessoas e protejam o meio ambiente é um dos grandes desafios da gestão pública e os avanços que Maceió fez nos últimos anos com os Ecopontos, com os Ecoboats e com o lançamento do programa Ecoletas são a prova de que é possível e o esforço vale a pena. Precisamos pensar cada vez mais na construção dessas políticas em prol do meio ambiente, da cidade e do planeta”, defendeu o prefeito João Henrique Caldas, o “JHC” (PSB), ao lançar do programa que substitui carroças de tração animal por triciclos elétricos fornecidos pela Prefeitura de Maceió.

Programa pioneiro da Prefeitura de Maceió, o Ecoletas foi lançado no último dia 16, para conscientizar sobre a sustentabilidade ambiental e social, bem como a importância de dar a destinação correta aos resíduos coletados.

Para receber o veículo elétrico, o carroceiro precisa aderir ao programa, passar por um treinamento e tirar a CNH social disponibilizada pela Prefeitura e, em contrapartida, doará seu animal e fará o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular para levar até um ecoponto para que seja dada a destinação correta.

O carroceiro que aderir ao programa será contratado pela Prefeitura e receberá um salário mínimo. Inicialmente, o programa disponibiliza 60 triciclos, que serão liberados conforme a adesão dos profissionais.

JHC destacou que esse é um pontapé, mas que a Prefeitura planeja contemplar todos os profissionais. “Começamos por aqui e assinamos um decreto como forma de nos comprometemos com os 300 carroceiros mapeados em Maceió, para que eles confiem que podem contar com a Prefeitura”, pontuou.

Os triciclos podem ser recarregados na estrutura sustentável e abastecida por energia solar, instalada na Gruta de Lourdes, na parte alta da cidade. Cada triciclo tem uma autonomia de 100km.

Reportar Erro