Contraofensiva avança

Israel manda evacuar norte de Gaza, e ONU alerta: ‘efeitos devastadores’

Militares israelenses deram 24h para 1,1 milhão de palestinos seguirem para o sul de Gaza

acessibilidade:
Militares israelenses resgataram reféns após combater terroristas do Hamas na cerca de segurança de Gaza (Foto: Reprodução/Twitter @IDF)

A contraofensiva de Israel ao ataque brutal de terroristas do Hamas avança e a ordem de militares das Forças de Defesa de Israel (FDI) para que 1,1 milhão de palestinos sigam para o Sul da Faixa de Gaza, em 24 horas, preocupa a Organização das Nações Unidas (ONU), que alertou para a impossibilidade de cumprir a ordem de deslocamento em massa sem que haja “consequências humanitárias devastadoras”. O comunicado da FDI foi emitido às 2h50 da madrugada desta sexta-feira (13).

A ordem de Israel resultou em confusão, caos e pavor entre palestinos e estrangeiros que seguem na cidade de Gaza sob intenso bombardeio contra o Hamas e na iminência do início de uma incursão terrestre de militares israelenses com o objetivo de destruir os terroristas.

“As Forças de Defesa de Israel (FDI) pedem a evacuação de todos os civis da cidade de Gaza de suas casas ao sul para sua própria segurança e proteção e mudança para a área ao sul de Wadi Gaza”, disse o comunicado das FDI, ao destacar que civis somente poderão regressar ao norte de Gaza quando for feito outro anúncio permitindo.

O comunicado alerta que terroristas do Hamas estão usando civis inocentes de Gaza como escudos humanos, ficando escondidos dentro de túneis, debaixo de casas e dentro de edifícios habitados por palestinos.

Preocupação vergonhosa?

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, veiculou comunicado com apelo veemente das Nações Unidas para que haja o cancelamento da ordem das FDI, para evitar o que poderia transformar “o que já é uma tragédia em situação calamitosa”.

Mas foi confrontado pelo embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, que reagiu: “A resposta da ONU ao alerta de Israel aos residentes de Gaza é vergonhosa”.

O porta-voz da ONU ressaltou que a ordem dos militares israelenses atingiria todos os funcionários das Nações Unidas e civis abrigados nas instalações da organização, incluindo escolas, centros de saúde e clínicas.

Veja o comunicado completo das Forças de Defesa de Israel:

Anúncio das FDI enviado aos civis da Cidade de Gaza:

As FDI apelam à evacuação de todos os civis da Cidade de Gaza das suas casas para o sul, para sua própria segurança e proteção, e à sua mudança para a área a sul do Wadi Gaza, conforme mostrado no mapa.

A organização terrorista Hamas travou uma guerra contra o Estado de Israel e a Cidade de Gaza é uma área onde ocorrem operações militares. Esta evacuação é para sua própria segurança. Você só poderá retornar à Cidade de Gaza quando for feito outro anúncio permitindo isso. Não se aproxime da área da cerca de segurança com o Estado de Israel.

Os terroristas do Hamas estão escondidos na Cidade de Gaza dentro de túneis debaixo de casas e dentro de edifícios habitados por civis inocentes de Gaza.

Civis da Cidade de Gaza, evacuem para o sul para a sua própria segurança e a segurança das suas famílias e distanciem-se dos terroristas do Hamas que os usam como escudos humanos.

Nos próximos dias, as FDI continuarão a operar significativamente na Cidade de Gaza e a fazer grandes esforços para evitar ferir civis.

Reportar Erro