Flávio supera Lula no único Estado governado pela esquerda no Sudeste
No Espírito Santo, senador do PL tem 48% contra 43% do petista em 2º turno; e tem 35% contra 34% em 1º turno
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) lidera a corrida presidencial contra a reeleição de Lula (PT), no Espírito Santo, com 48% contra 43% do petista, em simulação de 2º turno da pesquisa estadual divulgada pelo instituto Real Time Big Data, nesta terça-feira (9), no único Estado do Sudeste governado pela esquerda.
O levantamento ainda registra liderança numérica de Flávio Bolsonaro no cenário estimulado de 2º turno, ao receber 35% das intenções de voto dos capixabas, contra 34% da preferência por Lula, em empate técnico pela margem de erro.
A disputa pelo comando do governo do Brasil repete a polarização nacional entre o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o petista que conclui neste ano o seu terceiro mandato não consecutivo na Presidência da República. Tanto que o terceiro colocado, o ex-governador mineiro Romeu Zema (Novo) tem apenas 8% das intenções de voto, seguido por Renan Santos (Missão), com 4%, e pelo deputado federal Aécio Neves (PSDB), com 3%.
A rejeição eleitoral é liderada por Lula, com 52% dos eleitores capixabas dizendo não votar no petista. E Flávio Bolsonaro tem a segunda maior rejeição, com 48%.
O trabalho de Lula no governo é reprovado por 54% dos eleitores do Espírito Santo, com aprovação de 41%. E 38% avaliam o presidente como ruim/péssimo. Enquanto apenas 25% o avaliam como ótimo/bom, e 35% consideram regular o trabalho de Lula.
No cenário espontâneo, quando o capixaba respondeu sem ver a lista de candidatos, Lula liderou a intenção de votos com 21%, contra 15% de Flávio Bolsonaro.
Até abril deste ano, o Espírito Santo foi governado por quase oito anos por Renato Casagrande, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O ex-gestor de esquerda renunciou em 1º de abril e disputará uma vaga de senador na bancada federal capixaba. E quem governa o Estado é seu vice, Ricardo Ferraço (MDB), com apoio de Casagrande, mas sem aliança com o PT de Lula, que lançou o deputado federal Helder Salomão ao governo.
A Real Time Big Data ouviu 1.600 entrevistados entre os dias 6 e 8 de junho de 2026, na pesquisa contratada pelo próprio instituto e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-03811/2026. O nível de confiança é de 95%. E a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja os números da Real Time Big Data no Espírito Santo: