Faltam vagas para realizar perícias médicas no INSS de Alagoas
Agendamentos estão sendo encaminhados para Pernambuco e sindicato expõe carência de servidores

O Sindicato dos Advogados e Advogadas de Alagoas (Sindav) tem recebido denúncias sobre a dificuldade na marcação de perícia médica nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que forçado beneficiários com saúde debilitada a viajarem horas para serem atendidos no interior de Pernambuco.
Advogados têm relatado em vídeos que o site do órgão da Previdência Social não disponibiliza datas para agendar as perícias em agências de Alagoas, com vagas somente para o estado vizinho, na cidade de Cabo de Santo Agostinho (PE).
O advogado Felipe Vilela, denunciou o problema debatido há anos pelo Sindav com autoridades, que passa pela carência de servidores. “Um absurdo, visto que a cliente não tem condição financeira nem de saúde para estar se deslocando para tão longe”, critica Vilela.
O sindicato informa que está prestando apoio aos advogados e irá buscar, junto ao órgão federal, a disponibilização de mais vagas para realização da perícia médica nas agências de Maceió, que são apenas três e não atendem a demanda dos segurados, que muitas vezes esperam meses pelo atendimento e pelas perícias.
A direção do Sindav cobra prioridade para convocação de um novo efetivo de profissionais qualificados e a melhoria na estrutura das agências em Alagoas, para gerar impacto positivo no atendimento aos segurados e beneficiários, além da classe dos advogados.
Em março, o presidente do sindicato, João Onuki e outros dirigentes sindicais, debateram o tema em reunião com o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT).