Sabatina no Senado

Comissão aprova indicados de Lula para diretoria do Banco Central

Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sabatinou Nilton José Schneider David, Izabela Moreira Correa e Gilneu Francisco Astolfi Vivan.

acessibilidade:
Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou indicados à Direção do Banco Central do Brasil (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sabatinaram e aprovaram, nesta terça (10), os três indicados pelo presidente Lula (PT) para compor a nova diretoria no Banco Central: Nilton José Schneider David, Izabela Moreira Correa e Gilneu Francisco Astolfi Vivan. Após votação na CAE, a matéria teve aprovada urgência para tramitação e segue para ser apreciada ainda hoje, no Plenário do Senado.

Os indicados devem ocupar duas vagas decorrentes de términos de mandato, bem como a vaga deixada por Gabriel Galípolo, atual diretor de política monetária da instituição, que foi aprovado em outubro para suceder Roberto Campos Neto na Presidência do Banco Central.

A diretoria colegiada do BC define e aprova as orientações para a atuação da entidade, cujos novos membros também compõem o Comitê de Política Monetária (Copom), que define a taxa básica de juros da economia, a Selic.

Veja a lista dos indicados:

Nilton José Schneider David  – foi indicado para suceder Galípolo no cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central. É chefe de operações de tesouraria do Bradesco. E o relator de sua indicação foi o senador Rogério Carvalho (PT-SE). E sua indicação foi aprovada com placar de 22 votos favoráveis e 5 contrários.

–  Izabela Moreira Correa – foi indicada para a vaga de diretora do Banco Central na vaga de Carolina de Assis Barros, cujo mandato encerra em 31 de dezembro. Izabela é secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU). E a relatora da indicação foi a senadora Zenaide Maia (PSD-RN). A indicação foi aprovada com placar de 24 votos favoráveis e 3 contrários

Gilneu Francisco Astolfi Vivan – foi indicadopara a vaga de diretor do Banco Central na vaga de Otávio Ribeiro Damaso, cujo mandato acaba em 31 de dezembro. Gilneu é chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do Banco Central. E sua indicação foi relatada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS). E sua indicação foi aprovada com placar de 23 votos favoráveis e 4 contrários.

Reportar Erro