Cidades de três estados elegem prefeitos e vereadores no domingo
Novos prefeitos serão eleitos em Brusque (SC) e São Simão (GO), enquanto Tacaimbó (PE) terá eleição parcial de vereadores

Decisões que resultaram na cassação de mandatos de prefeitos e vereadores em três estados levam eleitores e eleitoras de volta às urnas para eleger prefeitos e vices em Brusque (SC) e São Simão (GO), e cinco vereadores e Tacaimbó (PE), neste domingo (3). As votações para curtos mandatos até 31 de dezembro de 2024 ocorrem entre 8h e 17h.
Três meses depois de o Tribunal Superior Eleitoral cassar o ex-prefeito José Ari Vequi (MDB) e seu vice Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico nas eleições de 2020, em Brusque, quatro coligações se formaram para disputar suas vagas..
Veja a lista de candidatos a prefeito de Brusque e seus respectivos vices: André Vechi (DC) e André Batisti (DC), pela coligação Avança Brusque! Em Defesa da Liberdade (DC/Republicanos/PL); William Fernandes Molina (MDB) e Osvaldo Quirino de Souza (MDB), pela coligação A Resposta do Povo (MDB/PODE); Paulo Eccel (PT), tendo como vice Vanilda Mafra (PT), pela coligação De Coração Aberto, Brusque! (Federação PSDB-Cidadania/Federação Brasil da Esperança – FE Brasil – PT/PCdoB/PV – PDT/PSB); e Alessandro Moreira Simas (PP), tendo como vice Danilo Rezini (PSD), pela coligação Unidos pelo Povo, Comprometidos por Brusque! (PP/PSD/União).
Crimes sexuais e improbidade
No município goiano de São Simão, três coligações lutam para ocupar os cargos do ex-prefeito Francisco de Assis Peixoto (PSDB), cassado após denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, cujo vice Fábio Capanema (PP) teve seus direitos eleitorais suspensos por improbidade administrativa.
Veja a lista de candidatos a prefeito de Brusque e seus respectivos vices: Wallisson José de Freitas (PODE) e Eliana Leonel Almeida (PODE); Jane Guimarães Vilarinho (PDT) e Daniel Martins da Silva (PT), pela coligação Renascer o Amor por São Simão (PDT/Federação Brasil da Esperança – FE Brasil – PT/PCdoB/PV); e Lucas Barbosa Vasconcelos (União), tendo como vice Adriano Pimenta Marques (PTB), pela coligação Unidos por São Simão (União/PTB/MDB).
Fraude a cotas de gênero
A Câmara Municipal de Tacaimbó (PE) teve cinco de seus nove vereadores perderam seus mandatos, após a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da chapa para vereadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido dos Trabalhadores (PT), por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020.
Foram anulados mais da metade dos votos válidos, tornando-se necessária a eleição suplementar, com 26 candidaturas disputando as cinco vagas abertas.
O eleitor deve levar à sua sessão eleitoral um documento oficial com foto, tais como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação. (Com informações do TSE)