96% do mercado veem rumo errado do governo Lula na economia
Pesquisa da Genial/Quaest reforça rejeição dos agentes do mercado diante de medidas fiscais do governo do PT
Pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta (4) reforça a rejeição dos agentes do mercado financeiro às medidas fiscais do presidente Lula (PT), que elevou o dólar à cotação máxima histórica. A reprovação dos rumos da gestão da economia e do próprio governo petista é quase unânime, com 96% do mercado avaliando que a política econômica do governo Lula está indo no rumo errado.
Além de ter apenas 4% do mercado avaliando como certa a direção tomada pela política econômica do governo de Lula, 90% dos agentes do mercado consultados avaliam negativamente o governo do petista.
A pesquisa com economistas de 105 fundos de investimento em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, ainda registra que 58% dos agentes do mercado ouvidos avaliam como “nada satisfatório” o pacote fiscal apresentado pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad. Ninguém avaliou como “muito satisfatório” e 42% afirmaram que as medidas fiscais são “pouco satisfatório”.
Não bastasse a avaliação do quadro atual, 88% dos agentes consultados acreditam que a economia vai piorar nos próximos 12 meses.
Apesar de alta, a discordância do mercado sobre a direção da política econômica vive seu segundo pior desempenho da pesquisa divulgada pela CNN Brasil, porque, em março de 2023, o percentual desta discordância foi de 98%.