Máfia das próteses

CRM-DF recebe documentos para investigar médicos denunciados

Conselho abriu processo administrativo para investigar médicos

acessibilidade:

O Conselho Regional de Medicina (CRM) recebeu documentos da Operação Mister Hyde por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-vida). A operação investiga médicos e empresários suspeitos de realizar cirurgias desnecessárias e com próteses de baixa qualidade e materiais vencidos.

O conselho abriu processo administrativo para investigar a participação de médicos no esquema. Os documentos foram protocolados ontem (12) e envolvem depoimentos, áudios e outras evidências. Caso seja confirmada a participação dos médicos, eles podem perder o direito de exercer a medicina.

Esquema

A quadrilha formada por médicos e empresários tinha a finalidade de enriquecer com cirurgias desnecessárias, superfaturamento de equipamentos, troca fraudulenta de próteses e uso de material vencido em pacientes.

Estima-se que cerca de 60 pacientes foram lesados em 2016 somente por uma empresa. De acordo com as investigações, o esquema movimentava milhões de reais em cirurgias, equipamentos e propinas.

De acordo com a polícia, há casos de cirurgia sabotada para que o paciente seja operado com frequência e, dessa forma, gere lucro para o esquema. Os envolvidos colocam produtos vencidos, trocam os produtos mais caros por mais baratos. Há suspeitas de que os criminosos tentaram matar uma pessoa que denunciou o esquema. 

Reportar Erro