Falta TSE

Criação do partido Aliança pelo Brasil é registrada em cartório

Foi oficializada a criação, porém falta a entrega de ao menos 419,9 mil assinaturas ao TSE

acessibilidade:
Bolsonaro criou o partido após anunciar seu desligamento do PSL

O primeiro passo para a oficialização do partido idealizado pelo presidente Jair Bolsonaro foi dado, o segundo vice-presidente do Aliança pelo Brasil, Luiz Felipe Belmonte realizou o registro da criação da legenda em cartório na tarde desta quinta-feira (5).

Por meio de seu perfil no Twitter, Belmonte ressaltou que a legenda será norteada pelo princípios cristãos.“ Um partido criado pelo presidente Bolsonaro, junto com seus apoiadores, e que pretende ser um partido que defina uma linha de direção valorizando os princípios cristãos, valorizando a família e valorizando essas questões que são da raiz do povo brasileiro”, disse em sua conta no Twitter.

Demonstrando também, para o que veio, o partido já utiliza suas redes sociais para mobilizar e seus apoiadores. “Mal nascemos e os aspirantes a opositores já começam com as fake news. Tem algum robô aqui, Aliados?!”.

Registro ocorre dois dias após a decisão do Tribunal Superior  Eleitoral (TSE) de reconhecer assinaturas eletrônicas para a criação de partidos políticos brasileiros.

Vale ressaltar, que se faz necessário que seja protocolado o pedido de criação no  TSE com ao menos 419,9 mil assinaturas em nove estados. Para que os membros possam concorrer nas eleições no ano que vem, é necessário que todo trâmite seja concluído até março.

Entretanto, não há um prazo definido para que a Justiça Eleitoral possa criar os aplicativos e os programas de computador para concretizar tal decisão, também é necessário a regulamentação para que a determinação passe a ter validade.

A presidente do TSE, ministra Rosa Weber acredita que as soluções não estarão prontas para as eleições do próximo ano.

Crise no PSL

A decisão do presidente de deixar o PSL ocorreu após a crise interna na legenda. Tudo começou quando em outubro, na saída do Palácio do Alvorada, Bolsonaro pediu a um apoiador para esquecer o PSL e afirmou que Luciano Bivar, presidente da legenda, estaria “queimado para caramba”. “Esquece o PSL, esquece o PSL, tá ok?”.

No dia 22 de novembro, ocorreu em Brasília, a primeira Convenção Nacional do Aliança, e foi revelado o número 38 como a identidade numérica do partido nas urnas.

Ao longo de sua trajetória política, Bolsonaro já trocou de partido nove vezes, passando pelas seguintes legandas:seguintes partidos: PSL, PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP e PSC.

Reportar Erro