Abaixo da média nacional

Covid: Alagoas é pior do Nordeste em vacinação, com 73,92% em 1ª dose

Estado é penúltimo nordestino em imunização completa, com 62,66% com 2ª dose ou dose única da Janssen

acessibilidade:
Enfermeira aplica vacina contra covid-19, em Alagoas. Foto: Márcio Ferreira/Agência Alagoas/Arquivo

Dados do consórcio de veículos de imprensa registram que Alagoas tem o pior desempenho em vacinação contra a covid-19 entre estados do Nordeste. Segundo dados atualizados na noite de ontem (23), no estado governado por Renan Filho (MDB), 73,92% dos alagoanos aptos para vacinação iniciaram a imunização com a 1ª dose. O desempenho é 7,64 pontos percentuais distante da média nacional de 81,56% com 1ª dose. E o sétimo pior do Brasil.

Alagoas ainda é o penúltimo Estado nordestino no ranking de imunização completa, com 62,66% com 2ª dose dos imunizantes, ou dose única da Janssen. No Brasil, este é o oitavo pior desempenho. Só não é pior que o estado do Maranhão, onde apenas 57,38% da população concluiu a imunização. Ainda assim, o Estado governado por Flávio Dino (PSB), supera Alagoas quando analisado o desempenho de aplicação da 1ª dose, com 74,14% dos maranhenses com vacinação iniciada.

De acordo com os dados do consórcio de veículos de imprensa, Alagoas utilizou somente 71,59% das doses recebidas pelo Ministério da Saúde. Foram 4,558 milhões de doses aplicadas nos braços de alagoanos. Sendo 2.497.244 na 1ª dose; 2.116.670 na 2ª dose ou dose única; sendo 647 aplicadas nas últimas 24 horas.

Na semana passada, o governador Renan Filho liberou o uso de máscaras em ambientes abertos de Alagoas, justificando que a flexibilização foi possível “porque vivemos um período pós-vacina”. Mas apelou que os alagoanos continuem se vacinando, especialmente as crianças, para que seja superado o status de pandemia de covid-19, para epidemia e, posteriormente, endemia. Ontem, foram registrados 100 casos e cinco mortes por covid-19 em Alagoas.

O Diário do Poder quis saber da Secretaria da Saúde de Alagoas (Sesau) como a pasta explica o baixo desempenho em vacinação de Alagoas, último do Nordeste com primeira dose. E o que está sendo feito para melhorar este desempenho. Não foram enviadas respostas à reportagem.

Os dados desta reportagem foram coletados pelo consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

Reportar Erro