Sem leitos de UTI

Covid-19: Dezessete capitais estão à beira do colapso na saúde

Vagas de leitos estão acabando em todo o país; Porto Velho (RO) aparece em primeiro com lotação de 100%

acessibilidade:
Foto: Mário Oliveira/Secom

Doze estados mais o Distrito Federal já atingiram cerca de 96% de sua capacidade em unidade de tratamento intensivo, entrando em um estado de alerta máximo, segundo levantamento realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Entre as capitais, 17 se encontram na mesma situação, com taxas de ocupação nos leitos de UTI acima dos 80%.

De acordo com os dados, o Brasil vive o pior momento desde o início da pandemia do novo coronavírus.

“É a situação mais crítica desde o registro dos primeiros casos, há um ano”, declara Margareth Portela, pesquisadora do Observatório Fiocruz Covid-19.

“Quando chega a esse nível, é considerado algo muito preocupante, à beira do colapso, de acordo com diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Para passar de 80% a 90% ou até mais não é muito difícil, ainda mais se tratando da Covid, que pode ser uma doença de rápida evolução”, ressalta Portela.

Na região Norte, Rondônia, com lotação de 97,1% de leitos de UTI, já entrou em um cenário de colapso na saúde pública, seguida pelo Amazonas (94,6%). “Quando os leitos de unidade de terapia intensiva se esgotam, isso quer dizer que provavelmente o hospital não terá condições de receber mais pacientes em estado crítico não só da Covid-19, mas também de outras doenças”, diz a pesquisadora.

No Sudeste, a ocupação das UTIs está em 70%, em média, como é o caso de São Paulo. “Nos estados da região, também preciso atenção, já que deve haver uma tendência de aumento de internações”, avalia Portela. “Não há medidas muito restritivas de distanciamento social e muitas pessoas não usam máscara nem seguem outras recomendações para evitar o contágio”.

Santa Catarina é o estado com situação mais alarmante no Sul, com 93,4% de lotação dos leitos de UTI. Florianópolis é a segunda capital do país, depois de Porto Velho, em Rondônia, com a pior taxa, de 96,2%. Tecnicamente, o estado esgotou sua capacidade de tratar doentes de covid que chegam aos hospitais. Nesta sexta-feira à tarde, a situação piorou ainda mais – restam apenas cinco leitos de UTI dedicados à covid.

Reportar Erro