fim dos apadrinhados

Corrupção reacende discussão sobre escolha dos administradores

Falta interesse político para acabar com indicação de administradores

acessibilidade:

As suspeitas de corrupção nas administrações regionais de Brasília despertam o adormecido assunto de eleições para a escolha do nome a assumir o cargo. O problema é que não há interesse político para acabar com o cabide abarrotado de apadrinhados para transformá-lo numa gestão com profissionais capacitados.

O julgamento do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios ? previsto para amanhã (12) ? sobre o mandado de injunção protocolado pelo deputado Luiz Pitiman (PSDB-DF) pode ser uma luz no túnel e alterar a escolha dos 31 administradores.

OS 17 desembargadores têm nas mãos um pedido de regulamentação dos artigos 10 e 12 da Lei Orgânica do DF, de 1993. O texto prevê a participação popular na escolha dos administradores regionais e a formação de Conselhos de Representantes Comunitários. Tudo seria feito através de uma lista tríplice.

Diante do complicado cenário de ex-administradores presos, o parlamentar está otimista que os desembargadores estejam dispostos a mudar a realidade. ?Há 20 anos trabalhamos para que isso seja regulamentado, não podemos mais sofrer com este constrangimento?, diz Pitiman.

Reportar Erro