Esporte

Corrida da rua reúne mais de 1.200 atletas no Gama

acessibilidade:

 

A terceira etapa do “Circuito SEsp de Corrida de Rua 2013”, realizada no Gama pelo GDF, reuniu  neste domingo mais de 1,2 mil corredores nos trajetos de cinco e 10 quilômetros. O evento, que comemora os 53 anos do Gama, teve como objetivo alertar os homens sobre os cuidados com a saúde, em especial, sobre o câncer de próstata em alusão à campanha “Novembro Azul”.

 

“A corrida serve para manter uma boa saúde e essa ação do governo veio para estimular as pessoas a realizarem atividades físicas regularmente e também para reforçar que os homens devem prestar mais atenção à saúde, porque uma doença diagnosticada cedo tem maiores chances de cura”, destacou o governador Agnelo Queiroz, após dar o sinal de largada à corrida em frente ao Centro Olímpico da cidade.

Agnelo, que não pode correr porque estava com o pé machucado, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz,  premiou os primeiros colocados com troféus. (Confira abaixo a lista de nomes).

Segundo o secretário de Esporte, Júlio Cesar Ribeiro, outras corridas já foram promovidas pelo GDF para alertar sobre temas importantes, a exemplo do “2º Circuito SEsp de Corrida de Rua”, que ocorreu no Eixão e reuniu mulheres para sensibilizá-las sobre a prevenção do câncer de mama, no “Outubro Rosa”.

“O esporte é saúde. Todas as vezes que incentivamos à prática de exercícios físicos, estamos cuidando da saúde da população”, disse o secretário de Esporte.

Yugo Rodrigues, vencedor da categoria cadeirante, afirmou que a ação do governo é extremamente importante. “O incentivo ao esporte é maravilhoso porque isso é sinônimo de educação em saúde, além de ser uma forma de acabar com o sedentarismo que afeta a vida de muita gente.”

Quem compareceu ao Centro Olímpico, local da largada e linha de chegada, também teve a oportunidade de aferir a pressão arterial, realizar testes rápidos para medição de triglicerídeos e colesterol, além de receber cartilhas e orientações em duas tendas montadas por uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde.

Além disso, no local ocorreram apresentações do grupo de copeira Luta Arte, além de competições de basquete, vôlei e natação. O ápice da programação foi durante a execução dos saltos ornamentais pelas crianças matriculadas no complexo esportivo. O público fez contagem regressiva para que os alunos saltassem do trampolim e, também, de uma estrutura com 10 metros de altura.

NÚMEROS ? O câncer de próstata é a segunda causa mais comum de morte por câncer em homens no Brasil, principalmente a partir de 65 anos. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 55 mil novos casos de câncer de próstata são registrados, por ano, no Brasil, e matam cerca de 13 mil homens a cada 12 meses.

A primeira-dama, Ilza Queiroz, que também é médica e fez o percurso de 5km da prova, destacou que os homens devem praticar mais exercícios e não deixar de ir ao médico por se acharem resistentes ou mesmo por preconceito.

“Muitas mulheres já perderam seus parceiros simplesmente pela falta de cuidados básicos, que incluem ir ao médico e se exercitar”, alertou a primeira-dama.

PRIMEIROS COLOCADOS

Categoria 10 km masculino

1º – Adelmo dos Santos

2º – Rener da Silva Lopes

3º – José Rocha

Categoria 10 km feminino

1º – Vânia Gomes

2º – Deise da Silva

3 º – Gilciane Sousa

Categoria cadeirante 10 km

Yugo Rodrigues

– Categoria Especial 10 km

1º – Francisco Oliveira

2º – Wellington Silva

3º – Manuel Lima

Reportar Erro