De Olho na Saúde

Controladoria-Geral do DF promove capacitação sobre projeto de controle social “De Olho na Saúde”

Objetivo é estimular a participação da comunidade em auditoras cívicas para aprimorar a saúde pública

acessibilidade:
Os auditores receberam noções introdutórias de auditoria, correição e processos administrativos disciplinares

Um grupo de auditores cívicos foi capacitado, nesta sexta-feira (26), para realizar inspeções no Hospital Regional do Leste, na região administrativa do Paranoá. A iniciativa faz parte do projeto, da Controladora-Geral do Distrito Federal (CGDF), “De olho na Saúde”.

O controlador-geral do DF, Aldemario Araújo Castro ressaltou a necessidade do aumento do controle por parte da própria CGDF e da sociedade na saúde pública. “Esse é um desafio que nós Controladoria temos enquanto governo que realiza uma série de atividade fiscalizatórias de controle. É um desafio, também, da sociedade, que de alguma maneira deve participar disso. Tem que cobrar e olhar para essa atividade”.

Os auditores receberam noções introdutórias de auditoria, correição e processos administrativos disciplinares e conheceram os instrumentos que a CGDF disponibiliza para o cidadão fazer o controle social, por meio de denúncias e fiscalização do dinheiro aplicado na área da saúde, como a Ouvidoria e o Portal da Transparência.

O projeto piloto de controle social “De Olho na Saúde” busca estimular a participação ativa da comunidade em auditorias cívicas para aprimorar os serviços públicos prestados pelas unidades de saúde do DF. Nesta capacitação participaram servidores do HRL, membros das comunidades das cidades do Itapoã, Jardim Botânico, Paranoá, e São Sebastião, e dos Conselhos de Gestão da Saúde.

Reportar Erro