DEZ MORTES NO BRASIL

Confirmado primeiro caso do vírus da gripe H3N2, em Alagoas

Paciente contaminado pela forma grave da gripe não corre perigo

acessibilidade:

A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) confirmou que circula em Alagoas a versão H3N2 do vírus da gripe, que atingiu 47 mil pessoas nos Estados Unidos em uma epidemia no início deste ano. O único paciente contaminado em fevereiro pela mutação da influenza está fora de perigo. Profissionais da Sesau descartam motivo para pânico e o Estado anunciou para o próximo dia 23 o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe H3N2.

Em Alagoas, já foram notificados 18 casos das formas mais graves de gripe, nos postos de saúde dos 102 municípios, onde não param de chegar pessoas com sintomas. As unidades de saúde foram orientadas para que se evite subnotificações ao classificar a doença como “virose”.

O assunto foi reportagem de capa da Gazeta de Alagoas, a quem a Sesau informou que a recomendação é que os profissionais de saúde cumpram o protocolo para tratamento das doenças de vírus da gripe, fazendo o registro oficial e cuidando dos pacientes a fim de manter o cerco epidemiológico.

Além do vírus H3N2, que contaminou também a Europa e provocou diversas mortes, principalmente de crianças e idosos, nos Estados Unidos, também circula no Estado o H1N1. Cinco casos foram confirmados das modalidades de influenza, sendo quatro do tipo H1N1 e um H3N2.

DEZ MORTES NO BRASIL

A presença do H3N2 não é novidade no Brasil. E infectologistas estimam que, pelo menos, oito tipos de vírus de gripe estejam circulando na maioria dos estados brasileiros. Em Alagoas, a Sesau registra apenas os vírus H1N1 e H3N2, as versões mais perigosas.

O último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde expôs que já são 13 os estados brasileiros que registraram 57 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, (SARS, na sigla em inglês), causada pelo influenza A (H3N2), resultando em 10 mortes este ano, sendo três casos em São Paulo. (Com informações da Gazeta de Alagoas)

Reportar Erro