Erro médico

Condenado no DF, médico quer ser prefeito em Goiás

O caso aconteceu em 2014 e a sentença saiu no ano passado

acessibilidade:

Uma pré-candidatura a prefeito em Planaltina de Goiás tem chamado atenção de um modo diferente. O médico David Alves Teixeira Lima, que se apresenta como Dr. Davi, filiado ao PROS, foi condenado no Distrito Federal, em julho do ano passado, por erro médico.

A decisão partiu da Vara Cível de Planaltina, do Tribunal de Justiça do DF. Na sentença, a magistrada ajuizou ação, além do médico, também contra o Centro Clínico CDC.

O caso começou quando um candidato a um cargo de policial civil de Goiás no concurso público procurou o médico para um exame exigido pela banca examinadora da seleção e pediu um laudo médico de neurologia. No processo consta que Dr. Davi emitiu o atestado com carimbo de neurologista, mesmo sem o registro.

O candidato foi eliminado do concurso e procurou a Justiça para processar o médico. No primeiro julgamento o TJDFT entendeu que o pré-candidato não deveria pagar indenização, mas deveria ser investigado pelo Conselho Regional de Medicina. O concurseiro recorreu a na segunda sentença o pedido dele foi acolhido, condenando o médico a pagar danos morais.

De acordo com a decisão, "a neurologia é uma das especialidades médicas elencadas na Resolução n. 2005/2012, a qual exige do profissional especialista prévia qualificação e registro específico no Conselho Regional de Medicina para poder ostentar o título. Logo, há irregularidade no documento de fl. 76, que deve ser analisada pelo CRM, órgão competente para tanto".

A Justiça entendeu que configura "ato ilícito" a conduta do médico na emissão de laudo médico apresentando especialização da qual o profissional não é portador. "Configura dano moral passível de indenização", decidiu o TJDFT.

Mesmo com o passado nada apresentável no DF, o médico está na concorrência para ser prefeito em Planaltina, que fica a cerca de 60 km de distância de Brasília. Os pré-candidatos opositores usam e abusam dessa história contra a campanha de David.

A reportagem procurou o pré-candidato a prefeito em Planaltina, mas ele não retornou nossas ligações. A clínica envolvida declarou que não vai se manifestar. O CRM informou que segue com o processo de investigação contra Dr. Davi.

Reportar Erro