Casal de cadeirantes

Concurso proporciona noite de beleza e inclusão social no Distrito Federal

Lídia Caroline e Mateus Moreira foram eleitos o casal de cadeirantes mais belo do DF

acessibilidade:
Candidatos passaram pela banca de jurados formada por diversos profissionais Foto: Ricardo Lins

O público e familiares que compareceram para apoiar e torcer pelos 20 candidatos ao Concurso Miss e Mister Cadeirante Inclusivo DF 2019  conferiram de perto o casal de cadeirantes mais belo da capital federal. Os eleitos da noite foram Lídia Caroline de Carvalho Cruz Bettiol Correa, de 34 anos, e Mateus Moreira de Almeida, de 19 anos.

Os candidatos passaram pela banca de jurados formada por diversos profissionais entre médicos, fisioterapeutas, psicólogos, advogados, dentistas e atleta paralímpico.  A final do Miss e Mister Cadeirante Inclusivo DF 2019 foi realizada nesta quinta- feira (5), ao lado do Museu da Republica, em comemoração ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência celebrado no último dia 3 de dezembro.

A vencedora e moradora de Taguatinga, Lídia Carvalho que tem fibrose pulmonar sistêmica, conta que mesmo carregando um balão de oxigênio preso a sua cadeira de rodas, não a impediram de desfilar e esbanjar beleza e simpatia e conquistar a faixa da cadeirante mais bela da capital.

“ Estou ainda tentando acreditar, mas é que é tão surreal! Há um mês me sentia pra baixo e feia por estar presa pra sempre a um oxigênio. O pior é me deparar perdendo meus cabelos e passando mal dia e noite, e lutando para dar o melhor para os meus filhos, e todos dizendo não desiste vai te fazer bem, tudo indo contra, e agora eu sou a Miss Cadeirante DF 2019”, diz emocionada.

A vencedora explica que ficou na cadeira de rodas, em 2015, após fazer uma cirurgia para a retirada da vesícula, pois estava com pancreatite aguda, e teve complicações durante a anestesia.

Mateus Moreira que é paratleta, conta que nasceu com uma malformação congênita, mas que a lesão não o impediu de realizar e conquistar seus objetivos. Morador de Águas Claras e modelo desde os 14 anos, ele diz que não esperava ganhar a faixa do cadeirante mais bonito do DF.

“Já faço trabalhos como modelo, mas foi a primeira vez que participei de um concurso de beleza. Nunca imaginei que poderia levar o título. Foi uma emoção muito grande ver a minha mãe que me acompanha pra todos os lugares chorando na torcida. Essa conquitsa é dela também”, fala agradecido.

O coordenador do evento, kleyton Almeida, que já trabalha com o Miss e Mister Gari DF, explica que a iniciativa tem como objetivo chamar atenção da sociedade para a inclusão social, além da quebra de preconceitos. “O propósito deste concurso é o de trabalhar a inclusão dessas pessoas em uma área tão sensível e ajudar na autoestima, pois muitas delas não sabem conviver com a deficiência e tolerar a diversidade estética. O que queremos é chamar a atenção sobre este tema junto aos governantes, autoridades e principalmente da população, além de mostrar que o cadeirante tem que ser reconhecido, respeitado e valorizado dentro da sociedade”, afirma o idealizador do evento.

Reportar Erro