ÁGUA PARA TODOS

Comunidades rurais do Sertão de Alagoas terão água tratada pela 1ª vez

Benedito e Arthur Lira viabilizam adutoras para 120 comunidades

acessibilidade:

O senador Benedito de Lira e o deputado federal Arthur Lira, do PP de Alagoas, participarão, nesta sexta-feira (20), da autorização das obras de abastecimento de água que vão atender à população rural de quatro municípios do Sertão Alagoano, com recursos federais do programa Água para Todos, que serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em Água Branca, Pariconha, Delmiro Gouveia e Piranhas. A ordem de serviço que fará chegar água potável a oito mil famílias sertanejas será assinada às 10h, no Ginásio de Esportes de Água Branca.

Serão aplicados nas obras R$ 40 milhões de recursos da União, obtidos por emendas parlamentares apresentadas pelo senador Benedito e pelo deputado Arthur Lira. E, nesta primeira etapa, as adutoras que serão construídas no entorno do Canal do Sertão Alagoano vão contemplar 120 comunidades rurais, inclusive comunidades quilombolas, sediadas nos quatro municípios do Alto Sertão.

Emendas de Arthur e Benedito garantiram obras (Foto: Secom Atalaia)Segundo o senador Benedito de Lira, o projeto terá sequência nos municípios de Inhapi, Mata Grande e Canapi, antes de se estender por todo o perímetro do trajeto do Canal do Sertão.

E, nesses primeiros municípios, cerca de oito mil famílias que vão receber água tratada e filtrada pela primeira vez, nas torneiras, segundo o senador Benedito de Lira.

“Pela primeira vez na vida, essas famílias vão se servir de um copo d’água potável, pois até agora só dispunham de água armazenada em barreiros e açudes. Estamos ajudando a virar uma página de sofrimento para os sertanejos, muitos dos quais ainda dependem do carro pipa para não morrer de sede”, exaltou Benedito de Lira.

A cerimônia do ato de autorização das obras de adutoras terá a presença dos prefeitos Zé Carlos (PSDB), de Água Branca; Fabiano Ribeiro de Santana (PP), de Pariconha; Padre Eraldo (PSD), de Delmiro Gouveia; e Maristela Dias (PP), de Piranhas. Além de prefeitos de vários municípios e lideranças políticas.

Reportar Erro