Preocupação com o Enem

Comissão de Educação ouve presidente do Inep sobre pedido coletivo de exoneração

Exoneração em massa acontece dias após dois coordenadores-gerais também terem pedido para serem desligados do órgão, que é responsável pela aplicação do Enem

acessibilidade:
Aplicativo do Enem. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, é esperado nesta quarta-feira (10) na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Ele terá que explicar por que dezenas de servidores ligados à organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pediram, nesta segunda-feira (8), o desligamento de seus cargos.

O Inep é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação e é responsável por avaliações nacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e o Enem, que será realizado para mais de 3 milhões de estudantes nos próximos dias 21 e 28 de novembro.

Os servidores alegaram “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep”. Apesar dos pedidos de exoneração, o Inep afirmou que o Enem está mantido.

Em audiência na Comissão de Educação em junho, Danilo Dupas disse que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, queria acesso prévio à prova do Enem para garantir que ela seja técnica.

Em julho, ao ser questionado pelo colegiado, Ribeiro negou a intenção de censurar o conteúdo das provas. (Agência Câmara)

Reportar Erro