Comércio

Comércio otimista com vendas para Dia dos Pais

A expectativa É de 9,47% no crescimento nas vendas

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Os comerciantes brasilienses estão otimistas com o Dias dos Pais. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. Na média, a expectativa de crescimento nas vendas é de 9,47%. No ano passado, no mesmo período, a previsão foi de um aumento de 12,94%. O levantamento foi feito com 307 empresas de onze segmentos distintos.

As chocolatarias são as mais otimistas, esperam alta de 23,83% nas vendas. Já as livrarias são as mais cautelosas e esperam redução de 4,69%. Apenas dois segmentos esperam queda nas vendas, além das livrarias, os bares e restaurantes também acreditam no declínio de 0,73% nas vendas.

?A confiança do empresariado está um pouco mais baixa neste ano por causa da situação econômica do País. No mesmo período do ano passado, 10,49% dos empresários tinham expectativas de vendas negativas para o Dia dos Pais. Neste ano aumentou para 13,62% os que acham que as vendas serão menores do que em 2013?, afirma o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. Ele destaca que as datas comemorativas representam um estímulo para o comércio, sendo que o Dia dos Pais é o quarto melhor período de vendas.

Na busca pelos consumidores, 61,61% dos entrevistados declararam que pretendem aplicar estratégias especificas para incrementar as vendas. Nesse universo, 43,09% realizarão promoções/descontos e 21,54% investirão em publicidade (TV/ mala direta/ jornais/ internet). Em relação aos estoques, 42,72% dos lojistas pretendem ampliaram suas reservas de mercadorias. Os segmentos com maior variação nesse sentido são as chocolatarias e calçados, com crescimentos de 26,63% e 23,25%, respectivamente.

Sobre as contratações temporárias, a maioria dos entrevistados (91,95%) afirmou que não pretende reforçar o quadro de funcionários para o período. Quanto às formas de pagamento, os empresários acreditam que o cartão de crédito/débito será o mais utilizado (90,40%); seguido pelo pagamento à vista com dinheiro (5,88%); cartão da loja (1,86%); crediário/carnê (1,24%) e cheque pré-datado (0,62%).

Em relação ao valor dos presentes, o preço médio gasto será de R$ 117,89. Foram pesquisados os segmentos de: Bares/Restaurante; Calçados e complementos, chocolatarias; Eletroeletrônico, Informática; Joalheria/ótica Livrarias, Lojas de Departamento, Material Esportivo, Perfumaria e Vestuário.

Consumidor

A maioria dos consumidores brasilienses está disposta a comprar presentes para comemorar o Dia dos Pais. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. O levantamento ouviu 323 pessoas entre os dias 15 e 17 de julho. De acordo com o estudo, 72,4% dos entrevistados têm a intenção de presentear o pai, 19,5% não comprarão nada e 8% ainda não sabem se gastarão com presentes. A maioria dos consumidores que irão às compras pretende gastar com vestuário (40,7%); perfumaria (19%); calçados (13,1%); relógio (5,6%); carteira/bolsa (5,6%); celular (4,5%); chocolates (4,1%); artigos esportivos (3,4%); jantar/almoço familiar (1,9%); óculos (0,7%); aparelho de som/DVD (0,7%); tablet/ipad (0,4%) e livros (0,4%).

Além de presentear o pai, a maioria dos entrevistados (72,8%) pretende comemorar a data. Quanto ao local escolhido para comemoração, a casa do pai foi a opção mais votada (43,6%); seguida pela própria residência (38,1%); casa de parentes (16,1%) e restaurantes (2,1%).

O preço médio do presente ficará em R$ 169,89, na visão dos consumidores. A maioria pretende pagar em dinheiro (46,2%), seguido por pagamento em cartão de crédito (38,3%) e cartão de débito (15,6%). O preço, promoções e qualidade dos produtos são os atrativos de maior poder sobre os consumidores.

Fonte: Fecomércio

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