Energia limpa e barata

Começam em dezembro os testes da usina flutuante de energia solar de Sobradinho

Ministro Moreira Franco esteve no local para conferir

acessibilidade:
A usina flutuante de geração de energia solar fina na barragem da hidrelétrica de Sobradinho. Foto: Saulo/MME)

O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, visitou no reservatório de Sobradinho, na Bahia, o canteiro de obras da Usina Solar Fotovoltaica Flutuante, o maior projeto desse tipo de tecnologia no País.

Com capacidade instalada de 1megawatt pico (MWp), a Usina Solar Fotovoltaica Flutuante inicia testes para a entrada operação agora em dezembro. A previsão é investir até o final desta etapa R$13 milhões. Outros 4 MWp deverão ser instalados em 2019, com investimentos de R$42 milhões.

O ministro Moreira Franco ouve explicações técnicas.

O projeto tem o objetivo de promover o avanço da geração em energia solar. A região Nordeste apresenta altos índices solarimétricos, por isso é considerada área com grande potencial para aproveitamento em geração solar.

O atual projeto instalado no Reservatório de Sobradinho (BA), com 1 megawatt pico, tem 7.300 módulos de placas solares; área total de 10 mil m²; é fixado ao fundo do lago por cabos, com material próprio para suportar o peso das placas e dos trabalhadores que atuam na construção e manutenção.

Quando o projeto estiver concluído, com 5MWp, a Usina Solar Fotovoltaica Flutuante deverá contar com 35 mil módulos e 50 mil m² de área sobre o Reservatório de Sobradinho.

A usina flutuante, da Chesf em Sobradinho, para produzir energia solar. (Fotos: Saulo Cruz)

Reportar Erro