Mais Lidas

Solenidade

Comando Militar do Planalto completa 56 anos

Comando vai atuar nas Olimpíadas e Paraolimpíada

acessibilidade:

Nesta quarta-feira (27) o governador Rodrigo Rollemberg e autoridades do Exército reuniram-se  para homenagear o Comando Militar do Planalto (CMP) e a 11ª Região Militar, ambos criados há 56 anos, em 25 de abril de 1960, quando houve a  transferência da capital do País para o Planalto Central. O evento ocorreu no Quartel-General do comando, no Setor Militar Urbano, e contou com apresentações dos pelotões que integram a organização. O comando é formado por 15 mil militares.

O comandante Militar do Planalto, general-de-divisão César Leme Justo explicou que a criação ocorreu devido a uma demanda de segurança presidencial na época da mudança da capital federal. E enfatizou que "nossa função é apoiar o Exército Brasileiro na proteção da República, garantir a soberania nacional". Justo destacou queo Exército está pronto para atuar na segurança durante os Jogos Olímpicos, além de Brasília atuará nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte, se houver necessidade se deslocará para o Rio de Janeiro.

Rollemberg afirmou que o comando será fundamental para proteger a cidade durante a competição internacional, assim como no 3 de maio quando a tocha olímpica chega a Brasília, "é um momento de muito simbolismo e em que a lei e a ordem certamente serão preservadas", declarou o governador.

O Comando Militar do Planalto também vai atuar durante a Paraolimpíada em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. 

Durante a solenidade as tropas desfilaram em respeito ao comandante do Exército, general-de-exército Eduardo Dias da Costa Villas Boas, e cantaram a Canção do CMP. Depois, as autoridades assistiram a uma demonstração de força-tarefa de operações especiais contra terrorismo e a exposições de materiais de uso em ação, como armas e equipamentos de proteção.

O Comando Militar do Planalto é formado por 15 mil militares Foto: Tony Winston/Agência Brasília

 

Reportar Erro