Fiscalização

Com uso de drones, Detran-DF identifica 382 infrações em um mês

Uso de celular no volante e não sinalizar mudança de direção foram as principais violações

acessibilidade:

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já identificou, em um mês, 382 infratores nas vias da capital com a ajuda de dois drones, que ainda estão operando em fase de teste.

As principais violações às regras de trânsito identificadas com a ajuda da tecnologia foram não sinalizar para mudar de direção, com 132 flagrantes, e uso do celular ao volante, registrado 90 vezes pelos agentes.

Outras infrações identificadas foram não utilizar cinto de segurança (70), avançar no semáforo (43), desrespeitar a faixa de pedestres (41), evasão de blitz (4) e troca de condutor para driblar blitz (2).

No entanto, por enquanto, o Detran-DF não aplicará multas com as infrações identificadas pelos drones. Antes, o órgão vai instalar placas de videomonitoramento pelo Distrito Federal.

“Nesse momento, a prioridade é usá-los para aprimorar as nossas ações e para conscientizar a população. Sempre com foco na redução de mortes no trânsito. Queremos ter o máximo de transparência, para depois começar a multar”, explica o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca.

Os drones foram usados em horário de pico, no Eixo Monumental. Com as informações captadas pelos equipamentos, o Detran conseguiu ainda sincronizar os tempos dos semáforos da via.

Ao todo, já foram realizadas 30 operações com os drones: 24 para fiscalização em ponto de demonstração e seis de apoio em blitz. Além do Eixo Monumental, os aparelhos foram usados em Ceilândia, Taguatinga, e na orla do Lago Paranoá.

Reportar Erro