Mais modernos

Com nova tecnologia, 206 novos pardais são instalados nas vias do DF

Os novos equipamentos, além de mais modernos, são mais visíveis e não precisam de corte no asfalto

acessibilidade:

O Departamento de Trânsito do DF está instalando 206 novos pardais nas vias administradas pelo órgão. Eles funcionarão da mesma forma que os antigos, apesar de ter capacidade de calcular a velocidade média dos veículos entre dois pontos. Segundo o Detran, a legislação de trânsito não permite esse tipo de autuação.

Os condutores serão multados quanto ultrapassarem a velocidade da via, quando ultrapassarem o sinal de trânsito ou quando pararem sobre a faixa de pedestres.

Os novos equipamentos, além de mais modernos, são mais visíveis e não precisam de corte no asfalto. Darão mais eficiência para a fiscalização e monitoramento em tempo real. Além de registrar a velocidade, fazem contagem numérica dos veículos.

Os equipamentos possuem a tecnologia OCR (sigla para registro ótico de caracteres, em inglês), que permite a leitura da placa dos veículos, possibilitando a identificação daqueles que têm restrições, inclusive de roubo e furto. Outra vantagem do novo modelo é o suporte em braço articulado, que sai da pista para a lateral em casos de manutenção, evitando transtornos ao fluxo de veículos.

Os novos equipamentos não aumentarão o número de pardais do DF, mas substituirão os que hoje estão instalados. Segundo a empresa responsável pelos equipamentos informou ao Detran, mais de 80% dos novos equipamentos já estão instalados. Cada um dos pardais deve passar por uma aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para entrar em operação. (Com informações da Agência Brasília e do Detran)

Reportar Erro