É Natal

Com iluminação da Torre de TV, Brasília ganha maior árvore de Natal do País

A Torre de TV de 224 metros acumula 500 refletores entre moving lights e LED coloridos

acessibilidade:
A Torre de TV foi transformada na maior árvore de Natal iluminada do País - Foto: Lúcio Bernafrdo Jr/Agência Brasília.

A música ditava o ritmo dos refletores, numa sincronia de cores que pareciam dançar sob o céu – ainda que chuvoso – de Brasília. Assim foi dada a largada para o Natal Sempre Monumental, espetáculo inédito na cidade que vai colocar a capital do país no calendário nacional das festas de final de ano com atrações para moradores e visitantes.

Foi só o botão ser acionado por volta das 21h para que uma explosão de luzes tomasse conta do Eixo Monumental. Um evento que começou neste domingo (8) e que transformou um dos símbolos postais de Brasília, do alto de seus 224 metros, na maior árvore de Natal do país. São 500 refletores entre moving lights e de LED coloridos.

Idealizado pela Fecomércio e realizado em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), o Natal Sempre Monumental conta com o apoio da Companhia Energética de Brasília (CEB) e patrocínios do BRB Card, da Financeira BRB, e da Terracap.

Autoridades do governo do Distrito Federal marcaram presença na inauguração da maior árvore de natal iluminada do País.

“Um presente para os brasilienses às vésperas do aniversário de 60 anos da nossa capital. A cidade merecia um evento dessa magnitude”, declarou o governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto.

Além do governador em exercício, estiveram na festa de inauguração os secretários de Governo José Humberto; de Turismo Vanessa Mendonça; de Projetos Especiais Everardo Gueiros; e os presidentes da CEB, Edison Farias, do BRB, Paulo Henrique Costa; e da Fecomércio, Francisco Maia.

Projeto

A ideia inicial era de que a estrutura de iluminação e montagem da árvore fosse na Esplanada dos Ministérios, até que Abel Gomes, cenógrafo e idealizador de eventos como a queima de fogos de Copacabana no Rio de Janeiro, teve a sacada.

“Nós já temos uma árvore de Natal em Brasília, um símbolo maravilhoso que lugar nenhum do país tem e que pouca gente aproveita. Vamos montar a árvore lá”, contou ele.

Música e fogos
E não deu outra. A chuva deu trégua no início do espetáculo que começou com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro junto às apresentações da primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Claudia Mota, e do primeiro bailarino do Teatro Colón (Buenos Aires/AR), Federico Fernandez. Em seguida, foi a vez da cantora sertaneja Naiara Azevedo.

“Brasília passou muito tempo sem montar um Natal legal em que pudéssemos ficar na cidade e curtir. É um acerto do governo do DF”, comemorou o comerciário Wanderley Almeida, de 39 anos. Junto com a mulher, o filho, a irmã e o cunhado, ele saiu de Planaltina só para ver a torre iluminada e os shows.

O mesmo fez o mestre de obras Gleison Farias, de 30 anos. Morador do Riacho Fundo, ele, a esposa Rafaely Carvalho, 27, e as filhas Vitória, 10, e Ana Clara, 9, se sentiam privilegiados por estarem ali. “Está sendo surpreendente e agradável tudo isso. Estamos bem animados.”

Um show pirotécnico de 4 minutos e o acendimento da fonte luminosa completaram a festa.

 

Cláudia Lins, primeira bailaria do Municipal do Rio, foi uma das atrações.

Programação

 

A partir desta segunda-feira (9) até 6 de janeiro de 2020, data em que se comemora o Dia de Reis, a iluminação da Torre de TV será acesa, sempre às 19h até 1h da manhã do dia seguinte. Uma trilha sonora foi preparada especialmente para a ocasião – quando também será ligada a fonte luminosa em frente à “árvore da torre.”

A festa está apenas começando, então é bom se programar porque as atividades serão muitas – e para todas as idades. A partir de 12 de dezembro, crianças e adultos terão acesso ao Pavilhão do Sesc.

Nele, atrações brincadeiras lúdicas se juntarão a uma biblioteca, uma gibiteca, a um planetário e a um oceanário – estes dois com projeções de encher os olhos. As atrações aqui serão diurnas, sempre de quinta a domingo, das 9h30 às 18h, até 5 de janeiro de 2020.

Também até esta data vão ocorrer as serestas de Natal no coreto armado ao lado da Torre de TV. Apresentações de artistas locais – divulgadas no decorrer do período – ocorrerão às 19h30, às sextas, aos sábados e aos domingos, com duração média de 1h30.

As regiões administrativas além do Plano Piloto não vão ficar de fora. De 17 a 22 de dezembro, carretas natalinas com músicas e atrações circenses percorrerão 12 trechos de onde delas. Receberão as carreatas as seguintes RAs: Sobradinho, Fercal, Planaltina, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, Sol Nascente, Samambaia, Taguatinga – Sul e Centro –, São Sebastião e Plano Piloto.

Reportar Erro