Badernaço II

Com 8 policiais feridos, apenas 72 'manifestantes' foram presos

No primeiro 'badernaço', a PM havia prendido apenas seis

acessibilidade:

O centro de Brasília voltou a parecer uma praça de guerra no final da tarde de hoje (13), quando "manifestantes" atacaram policiais a pedradas, coquetéis molotov, porretes e barras de ferro na Esplanada dos Ministérios. Os que participaram do protesto também jogaram garrafas de vidro e bombas. Os policiais responderam com bombas de efeito moral, spray de pimenta e gás lacrimogêneo.

Cerca de 40 pessoas foram detidas, número considerado insignificante, tendo em vista a estimativa de 2 mil manifestantes, mas foi um avanço. No badernaço ocorrido há duas semanas, foram detidas apenas seis pessoas. Não há registro de manifestantes feridos, apenas polciais: oito no total.

Foram apreendidas máscaras, bastões, pregos, escudos e bolas de gude, totalizando 300 objetos.

Após a dispersão, a entrada da Esplanada tinha grades de plástico incendiadas e uma parada de ônibus destruída. Espalhados pelo chão, era possível ver paus, pedras e dezenas de cápsulas deflagradas de gás lacrimogêneo. Nas imediações da rodoviária, ônibus tiveram vidros quebrados e, segundo uma testemunha, pelo menos dois deles saíam da rodoviária com passageiros. De acordo com a SSP-DF, uma viatura do Detran também foi depredada.

Na via N1, paralela à Esplanada, um ônibus teve os vidros quebrados e foi incendiado. A fumaça densa e escura cobriu o céu da cidade na altura da Biblioteca Nacional. A Polícia Militar deteve um homem suspeito de atear fogo no veículo. Dispersados pela polícia, grupos se espalharam pelo centro da cidade queimando contêineres de lixo, quebrando vidraças de prédios e lojas. Shoppings localizados a poucos quilômetros da Esplanada reforçaram a segurança na entrada e fecharam parcialmente as portas.

Reportar Erro