Deserto Federal

Com 111 dias sem chuva, DF segue com altas temperaturas e baixa umidade do ar

Nesse sábado os termômetros registraram 36,9ºC na cidade satélite do Gama

acessibilidade:
Cenário coloca o Distrito Federal em “alerta vermelho” e, de acordo com o Inmet, deve permanecer até esta sexta-feira (9) Foto: Marcelo Casal

Já se vão 111 dias sem uma gota de chuva no Distrito Federal, e senão bastasse a baixa umidade do ar, com médias inferiores aos 20%, os termômetros também batem recordes de temperaturas, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para esse domingo é de 34ºC.

Nesse sábado os termômetros registraram 36,9ºC na cidade satélite do Gama, já em Brasília, a temperatura chegou aos 34ºC e a umidade do ar ficou em 10%. A defesa civil decretou estado de alerta, na quinta (19), por causa da baixa umidade no ar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ideal é que a umidade fique em torno de 60%. Com índice tão baixo, a recomendação é intensificar os cuidados para manter a hidratação e enfrentar a seca sem maiores danos: evitar a prática de atividades ao ar livre no período das 10h às 17h, aumentar a ingestão de líquidos, evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, evitar o uso excessivo de ar-condicionado e usar protetor solar. Além disso, também é importante o uso de hidratante e de umidificadores de ambientes.

A previsão do INMET para o retorno das chuvas no Distrito Federal é somente para o final desse mês, já próximo ao início de outubro. A última chuva no DF ocorreu em junho, fato que concretiza um dos períodos mais longos de estiagem na região, em 2017 foram 131 dias sem chuva.

Reportar Erro