Lembra do Enéas?

Collor faz aparição relâmpago no guia eleitoral em Maceió

Senador usa três segundos para pedir voto para candidato com 1%

acessibilidade:

Quatro dias depois de negar o boato de que substituiria seu candidato a prefeito ingressando na sucessão de Maceió, o senador e ex-presidente Fernando Collor (PTC) apareceu pela primeira vez no guia eleitoral, no início desta tarde, pedindo votos para Paulo Memória (PTC). Sua aparição foi diretamente proporcional ao desempenho de seu candidato, que pontua apenas 1% das intenções de voto na última pesquisa do Ibope.

Em menos de três segundos e com a frase “quem tem cabeça vota no Memória”, Collor estreou no guia de seu afilhado político pouco conhecido na capital alagoana, na tarde desta sexta-feira (16). A fala de Collor é seguida de imagens do candidato e de seu vice Coronel Ivon em campanha que completam os 12 segundos reservados à chapa. Em tão pouco tempo, lembraria Enéas Cordeiro caso optasse por fazer algum discurso.

Nas inserções da programação da televisão aberta, Collor ganha um pouco mais de tempo. São dez segundos de sua fala, em que pede votos para Paulo Memória e para seu vice, Coronel Ivon, afirmando que “Maceió quer viver em paz” e argumentando que seus candidatos garantirão uma “Maceió sem medo”.

Assista:

Poder minado

De acordo com levantamento divulgado em o Instituto Paraná Pesquisas, o poder de transferência de votos de Fernando Collor é quase nulo. Na pesquisa com 800 eleitores entre 1º e 5 de setembro, entrevistados responderam como o apoio de Collor a um candidato a prefeito em Maceió influenciariam sua vontade de votar no escolhido pelo senador. O resultado foi que 44% responderam que não alteraria a vontade de votar no nome de um afilhado de Collor; 32,6% disseram que diminuiria as chances de escolher o candidato apoiado pelo senador e apenas 20% responderam que aumentaria o desejo de escolher o candidato do ex-presidente. Os 3,4% restantes não sabiam ou não opinaram.

Essa pesquisa sobre o poder do apoio de Collor está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o no AL-00114/2016.

Na última pesquisa do Ibope, divulgada na última quarta-feira (14), o candidato de Collor, Paulo Memória obteve 1% das intenções de voto, mesmo desempenho de Gustavo Pessoa (PSOL). O candidato à reeleição Rui Palmeira (PSDB) aparece à frente com 35% das intenções de voto do maceioense. Em segundo, Cícero Almeida (PMDB) tem 28%, João Henrique Caldas (PSB) marcou 18% e Paulão (PT), 2%. E o candidato Fernando do Village (PMN) não pontuou.

A pesquisa do Ibope ouviu 602 eleitores entre o dia 10 e 13. E está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) sob o número de protocolo AL-07132/2016.

Veja o vídeo mais longo das inserções da campanha de Memória com a participação de Collor: 

Reportar Erro