Eleições 2016

Cícero Almeida troca de partido mais uma vez: vai para o PMDB

Ele tem histórico de rompimento com os aliados eleitorais

acessibilidade:

O deputado Cícero Almeida vai trocar de casaca mais uma vez, agora se filiando ao PMDB, numa articulação do senador Renan Calheros e do governador Renan Filho para tentar derrotar o atual prefeito, Rui Palmeira (PSDB), nas eleições municipais deste ano. Cícero já trocou de partidos tantas vezes que poucos são capazes ou se dão ao trabalho de listá-los. 

Introduzido na política pelo empresário João Lyra, na época pelo PTB, Cícero Almeida já passou por todos os partidos, à exceção daqueles considerados "de esquerda", mas sempre se incompatibiliza com os aliados. Isso acontece desde João Lyra, que indicou a filha para vice-prefeita de Maceió e logo se verificou o rompimento. Com o PMDB, a aposta é que esse comportameno se repetirá, até porque o "cacique" Renan Calheiros, do tipo controlador, não admite autonomia dos seus liderados. E Cícero não admite "cangalha". 

A filiação de Almeida ao PMDB, que já foi prefeito de Maceió, acontece nesta terça-feira (15), em Brasília, e sua ficha será abonada pelo senador Calheiros. Ele aproveita a "janela de transferência partidá", que se fecha no próximo dia 18, pela qual o parlamentar pode trocar de filiação sem o risco de perder o mandato por infidelidade. Em contrapartida, o deputado Marx Beltrão será a "baixa" do PMDB: ele acerta sua filiação ao PSD de Gilberto Kassab.

Cícero Almeida responde a processo de perda de mandato movido pelo "nanico" PRTB, partido controlado pelo eterno candidato a presidente por Levy Fidélix. O senador Renan assumiu o compromisso com Almeida de tentar convencer Fidelix a desistir do processo.

Reportar Erro