Memória

Ford Galaxie de JK será restaurado pelo Exército

É a segunda restauração realizada no automóvel pelos militares

acessibilidade:

O automóvel modelo Ford Galaxie 500, que pertenceu ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, será reformado pelo 16° Batalhão Logístico do Exército. Para isso, o veículo fabricado em 1974 foi retirado do Memorial JK, em Brasília, e entregue aos militares pelo empresário Paulo Octávio, vice-presidente da entidade responsável pela preservação do estadista brasileiro fundador de Brasília.

O Galaxie era usado pelo ex-presidente nas viagens entre sua Fazendinha, em Luziânia (GO), e Brasília.

As chaves do automóvel foram entregues ao subtenente. “A recuperação do Galaxie é um gesto simbólico”, destacou Paulo Octávio. “É um reconhecimento ao fundador da capital, a Brasília e à indústria automobilística brasileira, iniciada em 1960, na época do presidente JK.”

“Este é um veículo visto por muitos estudantes de escolas públicas, que vêm ao Memorial todos os dias, e por visitantes que passam por aqui e têm a oportunidade de ver um carro fabricado em 1974 em condições de uso excepcionais”, disse.

É a segunda recuperação procedida pelo Exército no veículo”. Ao término desta segunda recuperação, vamos fazer uma carreata com veículos antigos de Brasília, abrilhantando a volta do Galaxie ao Memorial JK e a história da capital”, anunciou o empresário, que é casado com Anna Christina, neta do falecido presidente.

A nova recuperação vai focar na pintura da carroceria, nas revisões das partes mecânica e elétrica e nos reparos de tapeçaria, pois o veículo, mesmo em exposição, é constantemente exposto ao sol. O Galaxie voltará ao espaço em fins de setembro.

A primeira restauração do Galaxie feita pelo 16° Batalhão Logístico do Exército ocorreu em 2010. À época, a reforma do carro foi mais ampla e demorou três meses, com o veículo retornando ao espaço de exibição em 12 de setembro daquele ano, data que marcou o 108° aniversário de nascimento de JK. O veículo teve todas as peças restauradas. Motor, chassi e carroceria estavam muito danificados.

Reportar Erro