Mais Lidas

Mais chuva

Chuva provoca alagamentos e deslizamentos no interior de Alagoas

Inmet emitiu dois alertas para possibilidade de fortes chuvas no estado nesse domingo

acessibilidade:
A cidade está ilhada, com a BR-104 interditada em vários trechos Foto: Davi Soares

As fortes chuvas desta madrugada (2), causaram estragos no estado do Alagoas, rios transbordaram e barreiras deslizaram, impossibilitando o trânsito em diversas rodovias no interior do estado.

Chove desde a última quarta-feira (29), mas as tempestades se intensificaram na madrugada de sexta (1) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para mais chuvas.

Em União dos Palmares, terra de Zumbi dos Palmares, a força do Rio Mundaú assusta moradores, muitos ainda guardam na memória a tragédia que ocorreu há 12 anos, quando a fúria das águas deixou um rastro de destruição e morte na região.

Desta vez, uma grande enchente se repete, mas com menor impacto, isso porque a prefeitura de União dos Palmares conseguiu impedir novas construções no local da enchente de 2010.

População de União dos Palmares assustada com a enchente Foto: Davi Soares

 

 

O abastecimento de água e energia foram suspensos, após o rio levar postes e o transformador na região da captação de água.  A cidade está ilhada, com a BR-104 interditada em vários trechos.

Situação bem parecida no município de Palmeira dos Índios, no agreste do estado, onde também há registro de enchentes, alagamentos e o deslizamento de uma barreira, que deixou a rodovia AL-210 interditada nos dois sentidos.

 

A previsão é de fortes chuvas para diversas regiões do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos para as regiões do  Agreste, Sertão, Zona da Mata e Litoral, e valem até amanhã (3).

O aviso laranja é para cidades do Sertão, Agreste e Leste alagoanos e é válido até as 11h de domingo, com possibilidade de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

O alerta amarelo foi emitido para municípios do Sertão, Agreste e Leste de Alagoas e também é válido até as 11h do domingo. Pode chover entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.

Reportar Erro