operação sólon

Chefes de milícia envolvidos nas eleições são alvos de operação da PF no Rio

Os irmãos Natalino Guimarães e Jerominho são suspeitos de criar e chefiar a Liga da Justiça

acessibilidade:
Milicianos Jerominho e Natalino Guimarães são alvos de ação da PF. Foto: Facebook/Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (12), ação em repressão ao financiamento de campanhas eleitorais por grupos milicianos no Rio de Janeiro. Os irmãos Jerominho e Natalino Guimarães são os principais alvos das buscas, eles já foram condenados pela chefia de quadrilhas paramilitares e são suspeitos de fundar a Liga da Justiça.

A Operação Sólon investiga se os milicianos estão envolvidos em uma suposta lavagem de dinheiro utilizado nas campanhas de candidatos cariocas. Segundo a PF, os irmãos almejam cargos nos poderes municipais para expandir a ação criminosa da milícia na Zona Oeste, onde tinham grande influência.

A PF apreendeu material de campanha da filha de Jerominho, Carmen Gloria Guinancio Guimarães Teixeira, conhecida como Carminha Jerominho, que disputa o cargo de vereadora pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Agentes federais também encontraram dinheiro em espécie no mesmo logradouro.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 16ª Zona Eleitoral e mobilizou 85 policiais federais que investigaram os endereços dos suspeitos, além de comitês e empresas ligadas aos candidatos. Com a restrição às prisões dada pela lei eleitoral, não há mandados de prisão expedidos contra os suspeitos.

Reportar Erro