traço inconfundível

Chargista Lan morre no Rio de Janeiro aos 95 anos por causa de uma pneumonia

O artista ítalo-brasileiro assinou charges em grandes publicações e encerrou a carreira no O Globo

acessibilidade:
Cartunista Lan morre aos 95 anos, após dois meses internado em Petrópolis. Foto: Reprodução

O chargista e cartunista Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortelline Rossi, conhecido como Lan, morreu na noite desta quarta-feira (4) no Hospital da Beneficência Portuguesa, em Petrópolis. Ele estava internado há dois meses e a morte ocorreu em decorrência de pneumonia e infecção urinária, segundo informou a família do artista.

Lan era italiano, nascido em Arezzo, em 1925, vindo à América ainda criança. Ele morou no Uruguai, onde trabalhou em grandes publicações, como o Mundo Uruguaio. O cartunista mudou-se para o Brasil em 1952, quando foi convidado para trabalhar no Última Hora. Ele também passou pelo Jornal do Brasil e encerrou a carreira no O Globo, onde assinava a coluna “Cariocaturas”.

Os traços de Lan prestigiavam a cultura carioca e a boemia, assim como marcaram no papel as curvas das mulheres brasileiras, em especial, as negras. Lan era casado com a ex-passista do Salgueiro Olívia Marinho, eles ficaram juntos por mais de cinco décadas.

A cerimônia fúnebre de velamento e sepultamento de Lan ocorre na tarde desta quinta-feira (5), no Cemitério de Itaipava, em Petrópolis.

 

 

Reportar Erro