tv justiça transmite

Cerimônia para a posse de Fux na presidência do STF ocorre na tarde de hoje

Fux e Weber assumem hoje o comando do Poder Judiciário nacional

acessibilidade:
STF dá posse a Fux na presidência da corte nesta quinta-feira (10). Foto: Agência Brasil

A partir das 16h desta quinta-feira (10), o Supremo Tribunal Federal debutará o ministro Luiz Fux no cargo de chefe do Poder Judiciário. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Justiça e contará com a presença do presença dos presidentes da República, Jair Bolsonaro, e do Legislativo, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Em razão das medidas de segurança sanitária, somente 50 cadeiras do plenário da corte poderão ser ocupadas. Familiares de Fux e Rosa Weber, que assumirá a vice-presidência do STF, deverão participar da solenidade, além de autoridades políticas. O uso de máscara será obrigatório e os convidados passarão por checagem de temperatura.

Troca de cargo

Para assumir a nova função, Fux deixou a Primeira Turma do Supremo, cargo que agora será ocupado por Dias Toffoli, que estava à frente da presidência do STF. O órgão colegiado tem a incumbência, por exemplo, de julgar ações penais contra detentores de foro privilegiado, como os parlamentares.

Luiz Fux e Rosa Weber foram eleitos à chefia do Judiciário em junho por escolha dos demais ministros do Supremo. A escolha não fugiu à tradição de eleger o membro mais antigo que ainda não tenha ocupado a cadeira de comando. (Com informações da ABr)

 

 

 

Reportar Erro