Prazo até 14 de dezembro

Cerca de 30% dos novos profissionais do Mais Médicos já iniciaram as atividades

Até o início da noite desta segunda, o Ministério da Saúde recebeu 34.357 inscrições; número disponível de vagas é de 8,5 mil

acessibilidade:

O Ministério da Saúde divulgou um balanço nesta terça (4) que aponta que cerca de 30% dos profissionais inscritos no novo edital para o Programa Mais Médicos já se apresentaram aos municípios e iniciaram as atividades.

Os demais inscritos têm até 14 de dezembro para confirmar o interesse nas vagas e entregar a documentação necessária. Essa também é a data final para a apresentação do médico no município.

Até o início da noite desta segunda (3), o Ministério da Saúde recebeu 34.357 inscrições. Desse total, 8.393 tiveram vagas selecionadas — 98,5% mais de 8,5 mil vagas disponíveis no edital. No entanto, 124 vagas — nos estados de Amazonas, Pará e Amapá — ainda não tinham interessados.

O edital foi lançado após o governo de Cuba anunciar a saída dos profissionais do país do programa criado durante o governo de Dilma Rousseff (PT). A decisão foi atribuída à declarações feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro sobre exigências que poderiam ser feitas para a permanência dos profissionais cubanos no Mais Médicos.

Apesar do sucesso do edital, o número alto de inscrições preocupa alguns especialistas. Um balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) aponta que quatro em cada dez inscritos para ocupar as vagas já atuavam em unidades de saúde por meio do Programa Saúde da Família.

A preocupação é de que o preenchimento das vagas do Programa Mais Médicos por profissionais que já atuavam em outras áreas da rede pública de saúde gere desassistência em outros locais. (Com informações da FolhaPress)

Reportar Erro